Por Richard W. Sanchez
Se você acompanha um pouco o noticiário americano, ou até mesmo mundial, é de chamar atenção o nível de suicídio nos países desenvolvidos. Aqui nos Estados Unidos não é diferente.
Mas aí você se pergunta: por quê? O que leva uma pessoa ou até mesmos pessoas a se suicidarem? Ainda mais crianças? Jovens? Como sempre nos expressamos, pessoas que possuem ainda uma bela vida pela frente.
Lamentavelmente, na maioria das vezes nós nunca saberemos a principal razão. Nós nunca saberemos o gatilho de um ato que, só de escrever, arrepia.
A única conclusão que os estudiosos desse delicado assunto chegaram é a seguinte: acabou a esperança para essa pessoa. Ponto final.
Os números são assustadores, está aumentando, e não existe um sinal sequer de redução.
Em 2020 aqui nos Estados Unidos, o suicídio estava entre as 9 causas de mortes de pessoas entre 10 à 64 anos, de todas as classes, cor e raças.
No total 45.979 mortes foram registradas. Querendo saber da gravidade do assunto, é só dividir esse número por 365 dias para saber quantos suicídios por dia. E assim você pode dividir por mês, por semana, por hora ou até mesmo por minuto.
Suicídio foi a segunda causa de morte de pessoas entre 10 à 14 anos e de 25 à 34 anos.
Todos esses dados fora outras informações relevantes estão disponíveis no site do governo federal CDC – Centers for Disease Control and Prevention no link https://www.cdc.gov/suicide/facts/index.html
Para você se posicionar mais ainda da gravidade do assunto, em um número de telefone disponibilizado pelo governo em 2005, até a presente data mais de 20 milhões pessoas chamaram esse número!
O antigo número ainda em funcionamento até a data da publicação dessa matéria é 1800-273-8255 que pertence ao National Suicide Prevention Lifeline.
O novo número que está disponível para chamada ou mensagem assim como o website, foram disponibilizados pelo Suicide Prevention and Mental Health Crisis Lifeline.
O novo número é o 988.
Funcionará como o já conhecido 911 de emergência. A linha estará aberta 24 horas por dia, 7 dias na semana e 365 dias no ano. O governo promete que nunca você escutará o sinal de ocupado.
O website é https://988lifeline.org
Para começar a fechar essa matéria, você pode perguntar: será que quando a pessoa já chama esse número 988, ela já não está no final da linha? Ele não está decidida?
Afirmo que, baseado nos números oficiais, não. Os números provam que as pessoas tem o “pensamento”, e resultados tem provado isso com proporção de número de chamadas com o de mortes anuais.
Mas o que fazer então?
Não sou estudioso do assunto, mas ouso dar a minha opinião em um assunto tão delicado.
Quem se sente nessa situação, com um coração conturbado, abra a boca, peça socorro. Não fique calada de jeito nenhum. Alguém vai escutar e ajudar. Procure Deus de maneira incessante.
E se você está perto de uma pessoa que deixa qualquer um sinal e que você bem sabe não abrirá a boca e nem pedirá socorro, aja você. Busque socorro e/ou apresente Deus a essa pessoa.
Com certeza o Deus de Isr犀利士
ael irá acolher e abraçar essa pessoa com um amor que vai além do entendimento humano, fazendo dessa pessoa um instrumento para alcançar muitas pessoas nessa jornada que se chama vida.