Por Vivi Helney
Ir na feira de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, é como mergulhar no Nordeste, gente simples, mas com o sorriso no rosto e a gentileza no corpo.
Você entra em uma nuvem de felicidade, tudo muito colorido e muito, muito! Muito religioso, muito folclórico, muito musical….as lojinhas coloridas com imagem de santos, o cheiro de couro nas sapatarias artesanais, tantos karaokês nas ruazinhas, perfumes de carne assada, de mandioca frita, tapioca então! Nunca vi tão recheada!
As vendas com tudo o que você possa imaginar de doces, cocadas brancas, cocadas de coco queimado, queijos, camarão seco, carne seca, farinhas, doce de abóbora, rapadura. E quem não gosta de colocar um naco de rapadura no céu da boca e tomar um café bem quente? Quem nunca tomou isso não sabe o gosto do mato…tem até produtos para o corpo, feito de produtos do sertão, tem raspador de coco, estilingue.
Lá tem dois palcos grandes com músicas regionais, um em cada extremidade, com grupos que se reservam e vários restaurantes em volta, e muitos palcos pequenos, mais reservados, pessoas de todos os tipos que dançam, as idades vão do bebezinho a uns 100 anos…todo mundo no passinho do forró, do Barões da Pisadinha, no ritmo do axé, do maracatu.
Tem jumento de palha com cestos, grande e com cara engraçada para se fazer foto, tem carros de boi, gente que anda fantasiada para fazer fotos esperando uma colaboração.
E as redes e mantas feitas no tear, são lindas coloridas.
Sorvetes e lojinhas de temperos, com um senhorzinho pronto pra te explicar
Queijo coalho espetacular.
A lojinha de cachaça tem cachaça de norte a sul, passando pelo centro oeste e sudeste, e deve estar atento porque o proprietário adora o que faz, e começa a conversar e colocar para você provar, resumo da ópera: saí de madrugad樂威壯
a, altinha de tanta caipirinha, com uma garrafa de cachaça, carne seca, farinha de mandioca, camarão seco, castanha de caju, cocada, queijo manteiga (pra fazer aquela cartola) …
Enfim, quero fazer essa ida para feira de São Cristóvão um passeio recorrente.
Receitinha de hoje é Cartola ensinada pela Solange do Café de Bule de Petrolina.
Cartola
500 gramas de queijo manteiga fatiado
Banana nanica fatiada como o queijo
Açúcar mascavo
Canela em pó
Travessa para 4 Pessoas
Untar o pirex e colocar em camadas banana, açúcar mascavo, canela e queijo manteiga
Fazer várias camadas e terminar com queijo.
Colocar no forno a 180 graus até derreter o queijo e dourar.
1 comentário
Cartola vou fazer com certeza e enquanto faço, vou escutar um bonito samba que pode ser o samba acontece.