Por Vivi Helney
Hoje vou falar de uma pessoa que fica muito fácil para eu falar, porque é minha filha. Adoro falar de pessoas, e observar nelas como a vida as transformam. Cali desde pequenininha sabia o que queria, eu perguntava: Cali o que você vai ser quando crescer? E aquele pingo de gente com narizinho arrebitado, boca em forma de coração, olhos grandes e cílios enormes, me olhava desconfiada e dizia fazendo um movimento com os ombros, como se fosse uma coisa lógica, Médica ou babalina (bailarina). E eu sentia um orgulho daquela pequenininha por haver duas opções, sendo que eu adulta, queria fazer um milhão de coisas. Sempre achei engraçado a paixão dela pela fotografia, você queria deixá-la mais sossegada, dava uma caixa de fotografia e ela ficava sentada olhando uma por uma. Sempre com uma boneca de baixo do braço. A vida nos trouxe muitas surpresas, e não pude observar muito de perto como estava crescendo minha menina. Sempre resolvida no que ia fazer, aos 13 anos montou um computador para mim, e olha que tinha um milhão de fios, não era tão fácil se conectar na internet, o modem fazia um barulhão, mas quando o técnico chegou falou que estava tudo perfeito… Com 12 anos ela me pediu uma máquina fotográfica, e eu dei uma Olympus pequenininha, um modelo digital. E vieram outras, na formatura da tão prometida médica. E um dia essa médica resolveu, mudou as perguntas da sua vida e foi fazer uma faculdade de fotografia. E vieram fotos com um olhar tão doce, tão simples e tão lindo como o movimento do mar, a curva de um corpo, a diferença entre pessoas, corpo e troncos, crianças livres, um girassol, mãos que se preparam para uma cirurgia, mas tudo com um olhar tão diferente, com tanta arte e realidade, com tanta honestidade, porque até ali precisa de honestidade. Ela acha aquele sorriso secreto, a gargalhada, os pés que correm, o rodopiar da baiana, o milagre do sol dando boa noite, o orgulho de um pai com seu filho…. é isso, a vida muda! e muda! e muda…e isso tudo é lindo. Sair da zona de conforto, as vezes não por querer, mas obrigado é doloroso! Olhar o novo, estar aberto, descobrir o mundo, ou mundos, ir além, olhar de verdade as pessoas, são coisas maravilhosas…. escutei muito na minha vida as pessoas mais velhas dizendo se tivessem a experiência e maturidade da idade e o corpo de jovem…como mudariam as suas vidas, ou que teriam outras experiências…mas eu acredito de não, eu tenho uma tia de Belo Horizonte, que sempre me falou que a nossa vida era como um livro em branco e que quem escrevia, éramos nós mesmos…. e que devíamos ser fiéis ao nosso eu! Outro dia me chamaram de contadora de histórias, então lembrei do meu pai, que deitava no sofá e colocava nós, 3 filhas em cima dele e contava estórias de princesas boazinhas e príncipes malvados, com direito a mimicas e gargalhadas.
A receita de hoje é sopinha da Vovó Vivi
2 litros de caldo vegetal
犀利士
1 xicara de macarrãozinho
Azeite à gosto
Queijo parmesão ou grana padano ralado
Caldo de verduras
Dora 2 dentes de alho no azeite e coloca uns 5 litros de agua, dentro dessa agua eu coloco um talo de salsão, 1 cenoura, 1 cebola, 1 tomate e sal á gosto, deixo cozinhar em fogo baixo por 1 hora.
Passo em uma peneira.
Volto para a panela a quantidade que me serve e coloco o macarrãozinho. Quando é pronto desligo o fogo, espero parar de ferver, rego com um fio de azeite, sirvo os pratos e coloco o queijo ralado.
Que delícia nesse friozinho!!!
PS: Instagram da Cali para quem quiser ver suas fotos.
@cali_fotografia. Em breve estaremos fazendo uma exposição.
4 Comentários
Minha irmã que orgulho de vc,sucesso sempre
Amei o texto, Ana Carolina❣️
Escrita bem feita. Parabéns. Isso me lembra exatamente por que a sopa faz bem à alma. Uma sopa como esta não é o trabalho de uma pessoa. É o resultado de uma tradição familiar constantemente refinada. Há muitos anos de histórias nesta sopinha da Vovó Vivi. Eu também adorei a parte sobre Cali. Por favor, mande-lhe um beijo meu. Tenha uma Feliz Páscoa. Beijos.
Grande Vivi, fai vedere il mondo a tutti con gli occhi di come te vede amore e felicità,. Dai un mega bacio alla tua piccola grande Cali♥️che ricordo con gioia la sua persona. Un bacione a te🎉🎉amica mia…..