Por Vivi Helney
Esse frio aqui no Rio de Janeiro (20graus) está muito engraçado, na verdade a sensação térmica é muito mais forte, porque é úmido. Mas os desfiles na rua é que são engraçados, eu me visto toda, coloco gorro, meia e casaco. Ai encontro com mocinhas de short, blusinha frente única e sandalinha… e me vem minha mãe na cabeça com seus repertórios e o pior é que ela tinha razão. Porque saíamos assim, mas a gripe e a dor de garganta era certa.
Vejo pessoas super vestidas de casaco, calça comprida e sandália… aí olho, olho do outro lado e olho de novo…nãoooo, se o pé não está com meia o frio é certo. Experiência de morar no frio. Mas já passei muito aperto. No início vivia em uma cidade chamada Termoli, na Província de Campo Basso. E no frio fora e calefação dentro, me confundia e era certo que eu errava o jeito de vestir. Saía de cabeça molhada e o cabelo congelava, colocava jeans e camisa de linho de manga comprida, e tremia de frio depois de qualquer minuto na rua. Mas para não atrasar ia assim mesmo. Aprendi a tomar o ponche quente de tangerina. Era uma delícia, mas super alcoólico. Era a única coisa que passava meu frio. Mas vestir a malha da saúde, que eu não fazia ideia do que fosse, (são camisetas de algodão do lado do corpo e lã fora) e existem de todos os preços, algumas lindas com bordas de renda, outras bem simples. Mas fui aprendendo com tempo. Aprendi que tem comida de inverno e comida de verão. As de verão eram massas mais leves, ou proteínas e saladas.
De inverno a famosa “pasta e fagioli com bacon” linguiça e polenta, as sopas, as carnes de panela com batata ao forno. Como era difícil vender feijão no verão. Até convencer que nós brasileiros comemos sempre sem nos importar com qual estação estamos. Era difícil, mas não impossível.
Hoje a receita vai ser orecchiete con cozze e ceci.
Macarrão Orecchiete com grão de bico e mexilhão
200 gr de macarrão orecchiete (pode ser penne)
1 xicara de grão de bico cozido
1 xícara de mexilhão
2 dentes de alho
1/2 xícara te tomate cereja cortado
Salsinha picada
azeite
Cozinhar a massa
Enquan犀利士
to isso colocar em uma panela o azeite, o dente de alho até dourar, depois acrescenta o tomate ate desmanchar, colocar o grão de bico, e ir mexendo, se secar, pega um pouco de agua do cozimento da massa, colocar o mexilhão e por ultimo a massa. Misturar tudo muito bem. Deixar sempre um caldinho no fundo da panela. E salpicar por cima a salsinha, servir os pratos e bom apetite!!!
5 Comentários
Oi…Vica, as suas estórias me traz lindas recordações mas também os problemas de adaptação wue fizeram parte da nossa caminhada, mas principalmente amo as suas receitas, parabéns
È verdade, passamos poças e boas juntas… beijo grande
Parabéns pelos textos e receitas,simplesmente bárbaros!
Irmã você é suspeita…
Ok, então o pior aconteceu: está frio lá fora, E eu estou com fome. Eu amo um bom sanduíche de peru (club sandwich) tanto quanto qualquer outra pessoa, mas estou desejando algo quente e reconfortante. Quero colocar alguns novos sabores na minha rotação de refeições, verificando sua macarrão de dar água na boca com grão de bico e mexilhões…. Obrigado, Vivi, esta pode ser a resposta para jantares de inverno aconchegantes!