Por Kitty Tavares de Melo
Lembram da queda da plataforma de negociação de cripto Quadrigacx (Quadriga) que resultou em uma fraude de milhares de dólares cometida pelo co-fundador de Quadriga e CEO o canadense Gerald Cotten ? Os clientes confiaram seus bens a Quadriga, que forneceram cryptomoedas falsas e garantia que esses bens seriam protegidos.
Falsas garantias, esses fraudadores mostram quantidades falsas de cryptomoedas que não existem fora dos aplicativos, são apenas números aleatórios fazendo as pessoas acreditarem que realmente possuem esse patrimônio.
Pois é, nem tudo que reluz é ouro.
Agora dois brasileiros são indiciados em uma fraude que ultrapassou US$ 100 milhões de dólares em criptomoedas que eles nunca compraram.
Emerson Pires, 33, e Flavio Gonçalves, 33, ambos brasileiros, foram indiciados em conexão com uma fraude global baseada em criptomoeda que desviou cerca de $ 100 milhões em receitas de investidores. Os rapazes foram acusados pela promotoria federal de fraude eletrônica, conspiração e lavagem internacional de dinheiro.
De acordo com a acusação, Pires e Gonçalves fundaram a EmpiresX, uma plataforma de investimento em criptomoeda de fachada.
Conforme alegado na acusação, Pires e Gonçalves lavaram os fundos dos investidores por meio de uma falsa garantia de criptomoedas e pagaram os primeiros investidores da EmpiresX com dinheiro obtido de investidores posteriores em um esquema no estilo pirâmide.
“Como acontece com qualquer tecnologia emergente, aqueles que investem em criptomoedas devem tomar cuidado com as oportunidades de lucro que parecem boas demais para ser verdade.
A tecnologia mudou, mas o crime continua o mesmo”, disse George L. Piro, agente especial encarregado do FBI Miami.
Fraudadores sem escrúpulos não são novidade para o mundo dos investimentos – o que está mudando é que agora eles estão empurrando suas atividades criminosas para a área das criptomoedas. Investidores fiquem atentos.
Pesquise as empresas antes de investir, as cryptomoedas verdadeiras são registradas no blockchain, são rastreáveis.
“Este caso deve servir como um aviso para qualquer indivíduo que procure capitalizar ilegalmente cuidados com fraudadores que estão dispostos a tirar vantagem de investidores inocentes”. Disse o agente especial, Anthony Salisbury. O departmento contra crime financeiro cibernetico continuará trabalhando para impedir e prender qualquer pessoa que utilize esses tipos de esquemas”, completou.