Por Letícia Brunello
A conhecer os famosos Valleys nos Estados Unidos, e eu vou te dar alguns motivos para você se inspirar nesta bela estação do ano.
Diferentemente do Brasil, nos Estados Unidos a época de colheita das uvas, conhecida aqui como “Harvest Season” acontece no final do verão e perdura durante o outono. O clima mais fresco do outono é ideal para colher as uvas maduras, o que ajuda a preservar os sabores e acidez para a produção de vinhos.
Este período do ano é muito importante para os produtores de vinhos e de espumantes, já que é quando as uvas, frutos de longos meses de trabalho e dedicação, serão finalmente colhidas e o processo de vinificação começa.
A paisagem em diversas regiões americanas, conhecidas como Valleys, começa a se transformar. Acompanhar a colheita, a transformação dos vinhedos, e de quebra degustar sabores especiais é um convite para conhecer as regiões dos Valleys americanos, o que ganha ainda mais charme com o clima e temperatura ideais para estes passeios.
Durante o outono, o clima na Califórnia é ameno, com temperaturas que variam entre 10 e 26 graus em Napa Valley. Este é um dos primeiros destinos que apresento a vocês.
Napa é conhecida por suas vinícolas, e durante essa estação, de setembro a novembro, as folhas das vinhas e árvores mudam para tons vibrantes de dourado, laranja e vermelho, criando uma paisagem espetacular. Vale a pena conferir de pertinho, e fazer alguns dos tours por vinícolas locais para vivenciar a experiência da produção dos vinhos e espumantes.
A dica, com certeza, é degustar os vinhos cabernet sauvignon. Definitivamente este é a estrela da região.
Um pouco mais ao norte, outro destaque para a vitivinicultura americana, é Oregon, mais especificamente Willamette Valley.
Esta região é famosa por seus Pinot Noirs, e tem ganhado destaque nos últimos anos. Igual a Napa, o clima e as paisagens tornam o outono a época perfeita para vivenciar a alegria da vindima.
A região possui vinícolas que permitem com que os visitantes façam uma imersão no processo de colheita e produção do vinho. Não deixe de participar de um destes tours onde você pode conhecer e participar do processo de vinificação.
Partindo para o Sul do país, uma dica interessante e que vem ganhando muito espaço no setor, é o estado da Georgia. A região
Dahlonega Plateau é a primeira região vinícola reconhecida do estado e tem várias vinícolas de destaque que produzem vinhos de alta qualidade. Aqui o destaque vai para o Cabernet Sauvignon, Merlot e Chardonnay.
Outra dica é poder curtir o Harvest Festival, que ocorre no outono e celebra a colheita das uvas. Durante esse festival, os visitantes podem participar de atividades relacionadas à vindima, degustações de vinhos, música ao vivo e artesanato.
Os Estados Unidos definitivamente possui uma variedade de opções vitivinícolas distribuídas pelo país. As combinações entre clima, solo, práticas de cultivo e tipos de uvas faz com que o terroir de cada região seja único. Aproveite a temporada da vindima e vivencie a experiência da transformação da uva em vinhos e espumantes.
Até a próxima. Tim tim!