Por Nanda Cattani.
Na edição de 2024, dirigida pela primeira vez por Bridget Finn, a Art Basel nas Américas contará com 286 galerias de alto nível, representando 38 países e territórios. Este ano, a feira trará uma programação artística revitalizada, com o maior número de novos expositores em mais de uma década. Com novos curadores e conceitos de exposição, a feira promete oferecer uma experiência envolvente para profissionais e amantes da arte.
Para celebrar seu quinto aniversário, o setor Meridians, reconhecido por apresentar obras monumentais, será organizado pela primeira vez por Yasmil Raymond. Este setor exibirá 17 projetos de grande escala de artistas renomados das Américas e de outros países, incluindo Alice Aycock, Rachel Feinstein, Roberto Huarcaya, Zhu Jinshi, Portia Munson, José Parlá, Lee ShinJa e Franz West.
Detalhes sobre expositores e projetos do Kabinett, setor especial para apresentações temáticas, estão agora disponíveis, além de informações atualizadas sobre as próximas exibições das galerias nos setores Galleries, Nova, Positions e Survey. Estas áreas incluem propostas notáveis de galerias estreantes e mostras únicas de mestres da arte moderna e contemporânea.
O programa de palestras Conversations, tradicional na Art Basel, será curado pela primeira vez em Miami Beach por Kimberly Bradley. Impulsionando uma semana intensa de arte na região, com exposições e eventos de alto nível, a Art Basel Miami Beach, com UBS como seu Parceiro Global, ocorrerá entre 6 e 8 de dezembro de 2024, com prévias exclusivas para convidados VIP nos dias 4 e 5 de dezembro.
Os expositores mais uma vez apresentarão uma vasta gama de obras – incluindo pinturas, esculturas, instalações, fotografias, filmes, mídias digitais e edições de obras de talentos emergentes e mestres consagrados – distribuídas nos seis setores da Art Basel Miami Beach: Galleries, Kabinett, Nova, Positions, Survey e Meridians. Com a chegada de 34 novas galerias e 31 expositores participando pela primeira vez no setor principal, a feira promete uma edição revigorada.
A edição deste ano de Meridians, intitulada “Estado de Tornar-se” e organizada em uma nova localização, reflete um foco maior em escultura, pintura e instalação em grande escala, voltadas para um público institucional. Além disso, a Art Basel revelou os projetos e galerias participantes de seu setor Kabinett, destacando uma diversidade e profundidade renovadas e reforçando o compromisso da feira em estimular a descoberta.