Por Kiki Garavaglia
A Tunísia é um país que me encantou profundamente, não só pela sua beleza, mas também pelo seu rico passado histórico. Embora pequena, carrega os traços de várias civilizações que marcaram sua história, como os romanos, árabes, berberes e fenícios.
Sua capital, Tunis, fica a apenas uma hora de voo de Paris e é rodeada por cidades fascinantes como Cartago e Nabeul. Porém, meu lugar predileto sem dúvida foi Hammamet!
Passeando pelas ruelas de Hammamet, é impossível não se encantar com os aromas exóticos que emanam das especiarias, presentes na culinária local. A cada esquina, uma fragrância diferente desperta os sentidos.
Mas foi um vilarejo especial, chamado Sidi Bou Said, que roubou meu coração. Pequeno e charmoso, esse lugar se encontra na costa nordeste, a uma hora de Tunis. Suas casinhas brancas, decoradas com flores coloridas, e as portas e janelas azuis, da cor do céu, criam um cenário digno de um conto de fadas. Cada casa é mais linda que a outra!
Infelizmente, o clima não estava favorável, e a chuva nos impediu de aproveitar o mar e as praias. Mas, como bons aventureiros, fomos explorar o “souk”, o mercado local. Lá, encontrei tapetes e almofadas artesanais, com diversas estampas e tamanhos. Incrivelmente, após uma boa negociação (e muito chá de hortelã!), consegui comprar duas almofadas por apenas 40 dólares, quando o preço inicial era de 100!
Além disso, me encantei com caixinhas de prata adornadas com pedras preciosas, luminárias de barro trabalhadas, perfeitas para jardins e varandas, e bijuterias deslumbrantes – todas com um toque único e, surpreendentemente, muito baratas.
Depois de um dia tão agradável, voltamos ao nosso hotel “Accor” em Tunis e, claro, nos dirigimos imediatamente ao maravilhoso spa para relaxar.
Sidi Bou Said… sem dúvida, preciso voltar!