Por Nanda Cattani
Ah, 14 de fevereiro, o dia em que o amor toma conta das ruas, das redes sociais e das vitrines das lojas. Nos Estados Unidos, o Valentine’s Day é muito mais do que uma data para casais apaixonados – é uma celebração do amor em todas as formas. Seja romântico, de amizade ou até aquele amor-próprio que merece ser valorizado!
Mas de onde vem essa tradição? A história do Valentine’s Day remonta ao século III, quando São Valentim, um padre romano, desafiou o imperador Cláudio II e continuou realizando casamentos em segredo, já que o governante acreditava que soldados solteiros eram melhores guerreiros. Valentim foi preso e executado no dia 14 de fevereiro, tornando-se símbolo do amor e da resistência romântica. Com o tempo, a data foi sendo associada ao romance e, hoje, é um dos feriados mais queridos (e lucrativos) do ano.
Nos EUA, a tradição vai além dos casais. Crianças trocam cartões nas escolas, amigos presenteiam uns aos outros e até os pets entram na brincadeira. E tem também o famoso “Galentine’s Day”, comemorado no dia 13 de fevereiro, onde as mulheres celebram suas amizades com jantares, presentes e muitas risadas.
Mas, no fim das contas, o que vale mesmo é lembrar que o amor está nos pequenos gestos. Um café da manhã especial, um abraço apertado, um bilhete carinhoso ou até uma mensagem para aquele amigo que faz tempo que você não vê. Seja com um parceiro, com os amigos, com os filhos ou simplesmente consigo mesmo, o importante é celebrar!
E você, como vai espalhar amor hoje? Feliz Valentine’s Day!