Por Tati de Vasconcellos
Vamos falar sobre isso.
Você já sentiu que seu filho percebe o mundo de um jeito diferente? Como se tudo nele fosse mais intenso — o amor, o medo, a alegria, a frustração? Como se ele estivesse sempre com os “sensores ligados”?
Se sim, talvez você esteja criando uma Criança Altamente Sensível. E antes que você pense em diagnóstico, transtornos ou rótulos… respira fundo. A alta sensibilidade é um traço de personalidade, não uma doença.
É um funcionamento natural do sistema nervoso de cerca de 20% das crianças (e adultos também). São crianças mais empáticas, intuitivas, criativas — mas que também podem se sentir facilmente sobrecarregadas por ambientes barulhentos, mudanças bruscas e emoções intensas, suas ou dos outros.
O problema é que ninguém nos ensinou sobre isso. Crescemos acreditando que ser sensível demais era fraqueza. Que chorar fácil era manha. Que sentir tudo era exagero.
E aí, quando nos tornamos pais e mães, não sabemos lidar. Achamos que estamos falhando. Tentamos endurecer nossos filhos para o mundo, quando o que eles mais precisam é de acolhimento e compreensão.
Criar uma criança altamente sensível é desafiador. Ainda mais para nós, mães e pais que estamos fora do Brasil, longe da rede de apoio, navegando por culturas que muitas vezes não entendem essa sensibilidade como algo valioso.
Foi por isso que eu criei o Refúgio PAS: um espaço online seguro para famílias com crianças sensíveis. Um lugar de troca, apoio emocional, informações práticas e, acima de tudo, pertencimento.
Porque nenhuma criança merece crescer acreditando que há algo errado com ela. E nenhum pai ou mãe deveria atravessar essa jornada sozinho.
Se você sentiu que esse texto falou com você, talvez seu filho seja uma Criança PAS. E talvez você também seja.
Acesse o Refúgio PAS, nossa comunidade gratuita com conteúdos exclusivos para mães, pais e cuidadores de crianças sensíveis.
Entre pelo meu perfil no Instagram: @tati_devasconcellos
Lá, você vai encontrar acolhimento, informação e ferramentas práticas para essa jornada.