Por Kitty Tavares de Melo
Nos últimos seis meses, o aumento da inflação mais que dobrou as projeções em muitos países, com os EUA e Europa particularmente afetados. A inflação no Reino Unido está em 9%, bem acima das projeções.
No entanto, a Ásia está vendo uma mudança mais moderada, com a inflação permanecendo baixa na China e no Japão.
Os salários estão subindo em algumas das maiores economias do mundo, mas a maré crescente da inflação está corroendo o poder de compra.
Os preços dos alimentos hoje são consideravelmente mais altos do que em aumentos anteriores em 2008 e 2011, que foram precipitados pela turbulência da crise financeira global. Uma preocupação comum. O mundo se uniu em torno de uma grande fonte de ansiedade: a inflação.
Pelo terceiro mês consecutivo, a inflação é a preocupação mais citada em uma pesquisa global, identificada como uma das principais preocupações por 37% dos entrevistados em 27 países.
Em geral, as questões econômicas pesam muito nas mentes em todo o mundo.
Depois da inflação, a segunda maior preocupação é a pobreza e a desigualdade social, seguida pelo desemprego que afeta principalmente as famílias de classes média e baixa.
C犀利士
omo devo seguir minha vida em um ambiente inflacionário?
omo devo seguir minha vida em um ambiente inflacionário?
Como posso formar uma mentalidade estratégica através das minhas necessidades diárias quando sou responsável pelo pão da minha casa?
Como posso definir prioridades e me organizar para enfrentar esse dragão?
Não sou economista, nunca fui, ao contrário, sempre gastei mais do que ganhei. Mas aprendi que a base da economia é economizar.
Redesenhe suas necessidades para ajustar às novas realidades. Corte aquilo que não te faz falta, corte os luxos, o ser humano não precisa de muito para viver bem.
Aqui estão algumas estratégias para sua família usar para criar e manter a prosperidade:
• Faça uma reunião e estabeleça a prioridade de cada um. Um familiar que gasta muito com futilidades pode colocar toda as economias da familia em risco com consequências sérias no futuro financeiro de toda a família.
• Todos os membros precisam ser extremamente cuidadosos com a maneira como gastam até mesmo pequenas quantias de dinheiro. Mesmo que seja apenas um centavo. Ao contrario de que as pessoas pensam, o pior inimigo das finanças não é comprar coisas caras, mas sim gastar com coisas pequenas e desnecessárias, pequenos gastos podem causar um grande rombo nas finanças ao longo do tempo.
• Apagar aquela luz, fechar aquela torneira, comer em casa, comprar em feira, andar a pé ou de transporte público mesmo tendo carro na porta. Essas economias podem fazer grande diferença no orçamento futuro.
• Começar com uma missão familiar é o primeiro passo. Aqui está um exemplo: “A missão da Família Silva é manter nossa família conectada, ser grato por nossa boa sorte, trabalhar juntos e poupar juntos”.
• Assim como um negócio, crie uma visão para sua família que encontre um equilíbrio entre o necessário e o supérfluo, corte o desnecessário e planeje os passos futuros juntos. Todos em idade adulta devem ser produtivos.
• Determine a necessidade de cada um. A chave é abrir um diálogo para discutir os princípios da família, ser claro sobre os valores torna mais fácil navegar pelas inevitáveis reviravoltas no caminho de qualquer família, porque você identificou o que é mais importante para sua família. As necessidades são padrões orientadores que agem como uma bússola para cada um de nós. Isso é, vale para os membros de uma empresa ou de uma família. Quando as necessidades são claras e todos colaboram, a família não apenas enfrenta a tempestade da inflação, mas fica mais forte por causa dela.
• É preciso união para enfrentar desafios inesperados. A união é investimento no capital humano da família que tem como garantia o sucesso da próxima geração.
Embora a maioria de nós não tenha uma estratégia em mente quando começamos nossas famílias, é exatamente disso que precisamos para criar uma família que prospere por gerações e aliviem os efeitos do monstro inflação.
A união faz a força e a economia garante nosso futuro.
1 comentário
A realidade sentida na pele dos que residem ou visitam os EUA foi muito bem exposta em linhas nesse contexto tão bem redigido.