Por Claudia Zogheib
A série documental italiana: “A Sabedoria do Tempo”, relata histórias de pessoas com mais de 70 anos que enfrentaram em algum momento de suas vidas situações adversas. Homens e mulheres compartilham lições de vida onde a superação foi a lógica em comum. A série é baseada no livro do Papa Francisco com o mesmo nome, e independentemente da religião, vale a pena ver como todos vivenciaram e deram sentido às suas dificuldades. Não é um filme sobre religião, é um filme sobre superação, sobre a vida, tendo o próprio Papa como pessoa individual, relatando suas próprias histórias e dificuldades: é enriquecedor.
O primeiro episódio é sobre o Amor, o segundo sobre Sonhos, o terceiro sobre Luta, e o quarto sobre Trabalho. Pessoas comuns e pessoas famosas, em diversos lugares do mundo, com suas singularidades.
Um famoso diretor do cinema americano, uma primatologista e antropóloga, uma mulher afro-americana, outra esportista que tem 88 anos, um casal uruguaio que aprendeu a dançar tango, e um climatologista neozelandês que foi pioneiro na medição do CO2 na atmosfera. Um fotógrafo sul-africano e um surfista peruano, uma mãe argentina, um sapateiro vietnamita de 90 anos, e uma artista nigeriana que日本藤素
reverencia Oxum. Um famoso chef de cozinha israelense que resgata as comidas da época de Jesus Cristo, e uma parteira simples que traz ao mundo várias crianças com muita paciência e amor.
A série é inspiradora, emocionante, humana, e enquanto assistimos, nos damos conta das similaridades que existem nas vivenciadas da dor, mesmo em situações e países distintos.
Uma produção que é resultado de mais de um ano de filmagens em vários lugares do mundo, com direção de Elias e Simona Ercolani.
Vale a pena cada segundo, e em vários momentos nos identificamos com os sentimentos compartilhados por cada um: somos diferentes, individuais, mas muitas vezes iguais. Disponível no Netflix, foi lançado em dezembro de 2021.
Em tempo, este texto foi escrito ao som da música: “Do outro lado do Oceano”, de Duofel.
2 Comentários
Bom artigo. Nao assisti ainda mas fiquei curioso sobre a serie
Excelente serie, assisti assim que li este belo texto. Parabens