Por Vivi Helney
Esses últimos 15 dias do semestre tenho vivido muitas experiências novas e que adoro.
Fiz um lanche junto com minha amiga e colega de cozinha, uma pessoa superespecial, pequenininha, mas de um coração gigante. E que tem uma mão para cozinha maravilhosa.
Nós fizemos um lanche com salgadinhos (estes comprados prontos) porque nos faltava tempo hábil para fazer tudo. Mas fizemos cachorro-quente, pipoca e os bolos. De chocolate recheado com geleia de maracujá, de chocolate com doce de leite, de chocolate com coco, fizemos muitos bolos.
130 jovens, que fizeram um curso do Programa Educacional de Resistência as Drogas e à Violência, um programa educacional brasileiro que foi baseado no DARE, programa educacional americano criado pela professora e psicopedagoga Ruth Rich em conjunto com o chefe de departamento de Polícia de Los Angeles Daryl Gates, em 1983.
E a escola Municipal Sergio Buarque de Holanda abrange jovens de várias comunidades do Rio. E tem esses anjos como Coordenadora, Diretora, professores e serventes, que não se cansam de organizar e preparar essas crianças para a vida. E dizer que se elas querem, elas podem, vai ser difícil, sim, mas não impossível.
Foi muito emocionante, as carinhas de felicidade pelo lanche, que foi a parte que eu participei, com a ajuda de mães de São Conrado que colaboraram para a compra do material. Foi tudo uma continuidade de colaboração que a coisa aconteceu. Foi um ato solene, com certificado, promessa, hino, enfim foi lindo.
E outra coisa que me aconteceu foi na praça Santos Dumont, montaram um coreto no meio com chorinho, e os participantes eram todos jóias da musica brasileira, como Leo Gandelman, Silvério Ponte, Bebe Kramer, Pedro Miranda, Rogerio Caetano, Tiago do Bandolim, eram muitos… a noite era linda, um pouco fria, as pessoas que estavam em volta com sorriso no rosto e swing no corpo, porque era impossível não se mexer, eram de todas as idades. Crianças no colo para ver melhor. As senhorinhas na frente. E outros nomes importantes ali para assistir aos colegas como Wilson Meireles. E no ar tinha um perfume vindo das barraquinhas, maravilhoso. Nós provamos as empanadas de carne. Mas tinha japonês, hamburgers, e outras mais. Estão acontecendo com muito frequentemente essas festas nas Praças aqui no Rio. São bem-organizadas e com músicos maravilhosos.
Ceviche de Caju
4 cajus
1 cebola roxa pequena
1 dente de alho
1 colher de chá de gengibre cortado em tirinhas finas
Suco de 2 limões
Suco de 1 laranja
1 maço de coentro picadinho
1 pimenta dedo de moça sem semente picadinha
Azeite a gosto, sal a gosto.
Cortar os cajus, a cebola, o alho bem miudinho, em cubinhos e misturar. Colocar o suco de limão, suco da laranja, o coentro a pimenta dedo de moça, sal, regar com azeite e misturar tudo. Servir com chips de mandioca.
Chips de mandioca
Descascar a mandioca e cortar em chips bem fininho na mandolina. Passar na água gelada, secar em um pano li犀利士
mpo e seco e colocar para fritar aos poucos.