Por Kitty Tavares de Melo
Como profissional da indústria de diamantes, tornei-me uma conhecedora apaixonada pela indústria de diamantes naturais. Alguns fatos interessantes sobre os diamantes que eu queria compartilhar.
Diamante, o nome da pedra é derivado da palavra grega “adamas”, que se traduz em “inconquistável” ou “indestrutível”. Mesmo que os diamantes sejam vistos como algo bonito e delicado, eles são extremamente fortes e são a substância natural mais dura da Terra.
Os diamantes chegam à superfície da Terra por meio de um tipo especial de erupção vulcânica que vem das profundezas da Terra. As formações de diamantes começaram há mais de 3 bilhões de anos, sob intenso calor e pressão no fundo da crosta terrestre, entre 100-400 milhas abaixo da superfície em uma área conhecida como manto litosférico. Uma magna vulcânica e compõe a dura camada externa do nosso planeta.
Os gregos acreditavam que os diamantes eram lágrimas dos deuses e possuíam poderes místicos. Por quase 3.000 anos, acreditava-se que os diamantes tinham um poder especial para reis e rainhas.
O objeto mais antigo provavelmente tocado pelo o homem, a p formação de diamantes provavelmente ocorreu na Terra nos primeiros bilhões de anos da história da Terra. Existem depósitos de diamantes que foram descobertos que é são mais jovens – a própria rocha, o Kimberlito, é a mais jovem e tem apenas dezenas de centenas de milhões de anos, espantoso não é mesmo?!
Existem 12 cores diferentes de diamantes coloridos naturais;
Amarelo, Rosa, Azul, Verde, Laranja, Marrom, Violeta, Cinza, Roxo, Vermelho, Preto Fancy e Branco Fancy.
Os diamantes coloridos são sofisticados e classificados em uma escala diferente em comparação com os incolores, são três as classificações:
- O tom da cor.
- A saturação e pureza.
- O corte.
Diamantes vermelhos e rosas são os mais raros e caros.
Pink Diamond, o diamante rosa natural é o mais desejado, e considerado o mais belo da Terra. Apenas 1 diamante em 100.000 mostrará a mais leve cor rosa. 90% deles foram encontrados na mina Argyle no noroeste da Austrália.
O Diamante rosa mais conhecido, o The Pink Star Diamond, foi descoberto pelo DeBeers Group em 1999, pesando 132,5 quilates em sua forma bruta. Vendido em 2017 para o joalheiro de Hong Kong Chow Tai Fook por US$ 71,2 milhões, tornando-o o diamante mais caro já vendido em leilão.
O diamante violeta, frequentemente categorizado como diamante roxo, nunca foi encontrado acima de 1 Cts, embora muito raro, como um diamante violeta puro. O mecanismo exato para a causa dos diamantes violetas ainda não foi determinado, no entanto, todos eles contêm uma certa quantidade de hidrogênio.
O Diamante Azul se forma quando o elemento natural boro fica preso dentro de sua estrutura cristalina. O boro absorve a luz amarela e, portanto, reflete a luz azul. A origem dos diamantes azuis naturais é até quatro vezes mais profunda dentro da Terra do que a maioria dos outros diamantes de profundidades de 660k.
O diamante azul mais famoso é o Hope Diamond este diamante foi roubado, vendido e negociado muitas vezes, acumulando uma longa lista de proprietários, incluindo o rei Louis XIV, Henry Philip Hope e Pierre Cartier. O Hope Diamond contém a característica peculiar de brilhar cor vermelha forte por vários segundos após ser exposto a luz ultravioleta, um fenômeno chamado fosforescência.
O diamante amarelo. A maioria dos diamantes que vemos contém algum nitrogênio, mas apenas o suficiente para dar toques amarelos aos diamantes incolores. Com bastante amarelo visível, o diamante passará da categoria incolor para a categoria “fancy”.
O diamante amarelo mais famoso do mundo é o Tiffany. O Tiffany Diamond foi encontrado em 1877, na famosa mina de diamantes de Kimberley, na África do Sul, pesando 287,42 quilates. Este diamante bruto foi vendido para Charles Lewis Tiffany, o fundador da Tiffany & Co., por aproximadamente $ 18.000, uma fortuna na época.
Os diamantes Natural Fancy Brown vêm em muitas variedades diferentes de combinações de cores e adotam nomes diferentes que ajudam a descrever suas tonalidades e tonalidades. Os diferentes tons de marrom às vezes pode ser referido como conhaque, nude, bege ou até mesmo termos de marca registrada como diamante de chocolate.
O diamante marrom mais famoso é o Golden Jubilee e foi descoberto na mina da De Beers na África do Sul em 1986 e é o oitavo maior diamante já descoberto. Em sua forma bruta, pesava 755,50 quilates. O processo de lapidação durou dois anos e quando foi concluído em 1990, a pedra pesava 545,65 quilates.
Diamantes camaleão. Os únicos diamantes naturais de cores extravagantes cujas cores que podem mudar temporariamente são conhecidos como camaleão A cor dos camaleões geralmente muda para uma forte cor amarela ou laranja quando aquecido ou deixado na escuridão. A cor varia entre amarelo, verde, marrom ou cinza.
Os diamantes negros são únicos entre outros diamantes de cores naturais. Os diamantes negros naturais extravagantes devem sua cor preta à inclusão de grafite e ao agrupamento aleatório de inclusões em todo o diamante. O diamante negro natural é realmente mais raro do que o diamante incolor.
Os diamantes verdes são o resultado de materiais radioativos em decomposição natural emitindo partículas atômicas penetrantes que arrancam os átomos de carbono de sua rede cristalina, fazendo com que a pedra adquira uma tonalidade verde, conseguida depois de terem feito a longa viagem perto da superfície da Terra processo similar ao da foto síntese.
O diamante verde mais famoso é o The Dresden, este diamante verde tem uma longa história, que acredita-se ter começado por volta de 1722, quando foi mencionado pela primeira vez em um jornal de Londres. Este é o maior 犀利士
diamante verde que existe. Foi vendido ao duque Frederico Augusto I em 1741 por um valor estimado igual a 4 toneladas de ouro.
Diamante laranja. A presença de nitrogênio é a principal fonte da cor de muitos diamantes laranja. Os átomos substituem os átomos de carbono e não estão ligados a outros átomos de nitrogênio. O arranjo de substituição simples é raro. A causa laranja pura da cor ainda é desconhecida.
E para fechar, eu apresento “The Star of South Africa”, também conhecido como Dudley Diamond, é um diamante branco de 47,69 quilates encontrado por um pastor Griqua em 1869 nas margens do rio Orange. A pedra original, antes do corte, pesava 83,5 quilates. Conhecido como a Grande Estrela da África ou Cullinan I, a maior gema extraída na África do Sul foi lapidada em 1905 e entregue à família real britânica pelas autoridades coloniais da África do Sul. Atualmente está montado em um cetro real pertencente à Rainha.
Não podemos explorar o mundo fascinante dos diamantes sem mencionar os famosos “4 Cs”: corte, cor, claridade e quilates, que são fundamentais para avaliar a qualidade de um diamante. No caso do Star of South Africa, essa gema excepcionalmente rara e histórica, com seu peso original de 83,5 quilates, passou por um corte habilmente executado para realçar sua beleza. Sua cor branca pura é um tesouro, sua claridade é notável, e seu tamanho impressionante de 47,69 quilates faz dele uma das joias mais valiosas e icônicas do mundo. Estes quatro elementos desempenham um papel crucial na avaliação de qualquer diamante, e o Star of South Africa é um exemplo extraordinário de excelência em cada um deles. uma grande controvérsia sobre este diamante, o povo da África do Sul está pedindo que a família real britânica devolva o maior diamante conhecido do mundo após a morte da rainha Elizabeth II.
Ao contrário do que muitos pensam, a indústria do diamante tem um impacto benéfico no mundo.Ela é responsável pelo sustento de mais de 10 milhões de pessoas em todo o mundo. Existem muitas histórias da indústria de diamantes impactando positivamente a comunidade mundial, como por exemplo a descoberta de diamantes em Botswana transformou o país em um dos mais pobres do mundo em um de renda média.
Escreverei mais sobre essa indústria fascinante, e falarei como a indústria do diamante está sendo importante também para a alta tecnologia.
Até a próxima