Claudia Zogheib
Este filme de 1947 que está no prime vídeo se passa no Natal e nos traz importantes reflexões.
Foi a partir de um conto escrito em um cartão natalino que ele foi pensado, um filme que conta a história de um homem que diante de uma situação difícil pensa em acabar com a própria vida.
O filme foi indicado a algumas estatuetas, mas acabou levando o Oscar em 1948 pela contribuição técnica por simular neve (sucrilhos pintados de branco) durante as filmagens.
Em Bedford Falls, George Bailey, um homem que sempre ajudou a todos, pensa em saltar de uma ponte em razão das maquinações de Henry Potter, um homem muito rico da região.
Depois de muitas pessoas orarem por ele, um anjo que esperava há 220 anos ganhar asas é mandado à Terra para tentar fazê-lo mudar de ideia, demonstrando sua importância através de flashbacks.
De todos os filmes de Natal lançados ao longo da história do cinema este filme se mantém no topo como um clássico dando a ele uma singularidade típica dos filmes de Frank Capra, que mesmo tendo fracassado no início, seu sucesso veio a partir de 1974 quando o mesmo passou a ser divulgado na televisão, fazendo parte da tradição natalina de muitas pessoas que adoram filmes com histórias de superação.
Mesmo sendo em preto e branco, o filme até hoje é muito admirado, encantando sobretudo por ter um enredo cheio de especificidades que dão a ele uma agradável sensação de magia, uma sensação empática e sobretudo de compaixão pelo personagem.
“A felicidade não se compra” é um título sugestivo que por si só nos coloca diante das prioridades da vida. Vale a pena assistir!
Música “O Come, All Ye Faithful”.
Foto do Acervo @cinemaeartenodivã
Outras dicas de filmes natalinos seguem abaixo:
Simplesmente Amor (2003);
A Princesa e a Plebeia (2018);
Esqueceram de Mim (1990);
Um Match Surpresa (2021);
Alguém Avisa? (2020);
O Natal Foi Cancelado (2021);
O Amor Não Tira Férias (2006).