Por Richard W. Sanchez
Um dos maiores erros, dentre vários que os brasileiros cometem quando imigram para os Estados Unidos, é acreditar que aqui tudo funciona e que todos “são bonzinhos”. Você já viu ou escutou isso?
Se você ainda não prestou atenção ou ainda não te falaram, basta você dar uma rápida e pequena olhada para a capital dos Estados Unidos, Washington D.C, onde se concentra o poder americano, que você com certeza mudará a sua opinião antes de acabar de ler essa matéria.
No Brasil existe uma máxima: o momento faz o ladrão. Aconte樂威壯
ce que a vida nos ensina, que o momento não faz o ladrão, apena o revela. Pare para pensar nessa afirmação.
É a mesma coisa por aqui. Aqui é um país de imigrantes, e muitos quando aqui chegam não falam nada de inglês, muito menos conhecem a maneira de fazer negócio nos Estados Unidos, o internacionalmente famoso The American Way of Doing Business.
Quando os imigrantes chegam, até mesmo os que já moram aqui, o aproveitador, estou evitando adjetivá-lo, nota que existe um universo de gente colocando a emoção em cima da razão, simplesmente cometem fraude.
Dependendo da fraude, esteja você iniciando a sua vida nos Estados Unidos ou até mesmo já morando aqui há alguns anos, pode mudar o curso da sua vida em território americano.
Aí você pergunta: como fazer? Como me defender?
Mesmo não tendo a garantia que você terá seus direitos defendidos devido ao volume de fraude, um bom início é o site federal do FTC Federal Trade Commission que protege o consumidor americano.
O link é www.ftc.gov
Como se proteger das fraudes? Se informando do que acontece nas fontes certas.
Você clicando nas abas, não só terá uma vasta literatura dos assuntos que mais te interessa, como a aba Advice and Guidance, como outras relevantes ferramentas. Como por exemplo, se increver no newsletter sign up for consumer alerts.
Sendo eu fraudado, como posso reportar uma fraude? Basta clicar report fraud e descrever o que aconteceu e aguardar a resposta!
Detalhe: informações riquíssimas e gratuitas.
Finalizando, quero deixar um aprendizado para você que está lendo essa matéria e chegou até o final.
De um modo geral o golpe no Brasil é na mão grande, aqui é no contrato!
Agora você sabe.