Por Marcello Pepe
Está chegando a sua vez de se apresentar em público. Enquanto aguarda o momento de falar, acompanha as demais apresentações e observa que todos estão se saindo bem. Você, entretanto, está tomado pelo nervosismo e ansiedade. Seu coração está um pouco acelerado, suas mãos estão suadas e trêmulas e seu estômago parece que vai sair pela boca. Quanto mais se aproxima a sua hora, mais ansioso você fica. Um terrível medo de que “dê branco” ou que a voz não saia. Você não está sozinho.
O medo de falar em público é um dos maiores medos do ser humano. Em uma pesquisa, foram levantados os principais medos das pessoas e se chegou à conclusão que o medo de falar para plateias é o maior medo de todos. Maior, inclusive, do que o medo de morrer. Parece até que a pessoa prefere morrer a ter que fazer um discurso no funeral. Brincadeiras à parte, precisamos entender este medo e descobrir como vencê-lo.
Nos treinamentos de oratória que eu realizo, percebo que meus alunos têm estas mesmas preocupações e nós trabalhamos nas causas e alcançamos excelentes resultados. Vamos ver os principais motivos deste medo e como fazemos para superá-los:
Domínio do assunto
Antes de qualquer coisa, o principal motivador do medo pode ser a falta de domínio do assunto que será apresentado. Neste caso, eu recomendo que você esteja preparado para falar por mais tempo do que foi estabelecido. É importante que você tenha conhecimentos de sobra para se sentir mais seguro. Mesmo assim, a pessoa pode ter medo de que “dê branco” na hora. Uma excelente forma de se sentir mais seguro para uma apresentação é organizá-la em tópicos. Você somente precisa memorizar os tópicos e vai discorrendo sobre cada um de improviso, sem memorizar todo conteúdo.
Prática em apresentações
Além de dominar o conteúdo, é importante que você tenha prática. A falta de prática faz com que a pessoa tenha um grande nervosismo toda vez que precisar falar em público. Quanto mais oportunidades você tiver para se apresentar, melhor. Aproveite-as! Mesmo que seja uma pequena saudação de poucos segundos até uma auto apresentação em uma reunião. Qualquer oportunidade irá fazer com que este nervosismo inicial vá diminuindo aos poucos.
Conhecimento de seu desempenho
Nós ficamos muito nervosos quando não sabemos onde por as mãos, como falar, para onde olhar. Para que você se sinta ainda mais seguro em apresentações e palestras, é muito importante que você tenha um conhecimento bem realístico de sua apresentação. Faça uma gravação em vídeo de uma apresentação sua e perceba onde está se saindo bem e onde precisa melhorar. Somente desta forma você conseguirá ter noção do que as pessoas estão vendo e ouvindo.
Ninguém tem medo de falar em público. Temos medo de falhar em público. E é este medo que tem nos impedido de alcançar nossos sonhos. Não temos como eliminar o medo. O que temos que fazer é vencer este medo. Superá-lo.
Enfrente, pratique e alcance.
Muito sucesso!
Saiba mais em www.marcellopepe.com/mentoria