Por Kitty Tavares de Melo
Num mundo inundado de informações irrelevantes, clareza é fundamental. Sem sequer perceber o que está acontecendo no mundo paralelo ao nosso é muito difícil intender questões cruciais. Muitos de nós não podemos nos dar ao luxo de pesquisa-las, pois temos outras prioridades, como trabalhar, tomar conta dos filhos, dos pais idosos, da nossa saúde, etc. O foco é mostrar em um formato de leitura rápida o que está acontecendo neste momento enquanto estamos cuidado de nossas vidas. A ciência que estuda os métodos e a evolução é o meu assunto preferido. A tecnologia, me chama atenção pela rapidez com que tudo acontece. Vou escrever hoje sobre um assunto que realmente tem me surpreendido: a interação entre o humano e as máquinas.
O computador mais rápido do mundo tem 7.630.848 núcleos e consegue realizar 442 quartilhos de cálculos por segundo. O cérebro humano contém cerca de 86 bilhões de neurônios interconectados por cerca de 100 trilhões de sinapses e as informações fluem e se transformam através dessas vastas redes conectadas em padrões complexos e imprevisíveis, criando a mente. Imagine um futuro em que uma máquina possa escanear seu cérebro e migrar o essencial de sua mente para um computador. Isso já existe, e tem um nome, chama-se upload mental – o objetivo é preservar a consciência de uma pessoa, e mantê-la viva após a morte, viva em um mundo digital. Impressionante, nāo é mesmo?
Ao contrário que alguns pensam isso não surgiu de uma hora para outra. Os estudos que desenvolveram algoritmos para reconstruir os movimentos dos neurônios do córtex motor, que controlam o movimento, datam da década de 1970. Esse foi o primeiro avanço tecnológico de interação entre a máquina e o ser humano.
Por enquanto o desenvolvimento tecnológico está trabalhando para a saúde do ser humano, com tecnologias que buscam restaurar a visão, a audição, o movimento, a capacidade de comu必利勁
nicação e a função cognitiva do ser humano.
nicação e a função cognitiva do ser humano.
Mas será que a tecnologia será apenas para aumentar a longevidade do ser humano? Ou também será utilizada para nos controlar? Controlar todas as nossas ações e pensamentos? Por agora não há leis da física que se interponham.
Imagine baixar dados do seu cérebro, suas memórias, comportamentos, personalidade, caráter, etc… para um computador e depois transferi-los para outro cérebro ou avatar… Parece loucura não é mesmo?
Agora imagine chip implantado no cérebro que é capaz de interagir com maquinas, enviar mensagens para fones e computadores. Isso que já está sendo desenvolvido pela empresa Neuralink do Elon Musk, e será implementado ainda este ano.
Ao mesmo tempo que a tecnologia me fascina, também me apavora, só em pensar que o mundo esta caminhando em uma direção ja prevista há mais de 3 mil anos ((Isaías 14:12-14)(apocalipse 13:16-17) ) me faz acreditar ainda mais em um ser onipotente, que ama tanto seus filhos que foi generoso suficiente para deixar tudo escrito em um manual de sobrevivência.
Que Deus nos abençoe, e que a evolução da ciência seja apenas para o bem da humanidade.