Por Richard W. Sanchez
Agora que chamamos a sua atenção! Quantas vezes você já deve ter escutado dizer que quem tem dinheiro não tem problemas ?
Isso pode ser verdade até um certo ponto; mais ainda onde você ganhou seu dinheiro, onde tem história, tem reputação, tem relacionamento mas não quando você pensa em imigrar para os Estados Unidos.
Assessorando empresários brasileiros do Brasil inteiro, de diversas atividades e tamanho desde 1991 que desejam imigrar, internacionalizando produtos, desenvolvendo negócios, seja lá como queira classificar, vou mencionar as dez razões que acredito, segundo a minha experiência, que prova que dinheiro não é tudo nos Estados Unidos.
Ok, Richard. Se dinheiro não é TUDO para o imigrante que tem dinheiro, o que mais é necessário? O que mais ele precisa?
Antes de entrar na dez razões, antecipadamente informo que não sou politicamente correto.
1.Humildade
De maneira bem respeitosa, o fato de quem tem dinheiro, nome, até mesmo fama no Brasil, onde todo mundo baba-o-ovo, não quer dizer que terá a mesma atenção e vantagens aqui.
Ao longo dos anos, já vi muita gente com “reputação”, muitos empresários, ficarem limitados no seu desenvolvimento e crescimento devido a vaidade.
2.Vontade de aprender
Como tenho aprendido desde a última vez que achei que sabia tudo. Esse papo de que porque chega com dinheiro e acha que sabe tudo, é um dos maiores erros que tenho visto ao longo dos anos.
Seja lá qual for sua idade, profissão ou formação; você tem que vir com a mente aberta para o aprendizado. Se não te falaram, vou te falar: o aprender terá que ser seu novo estilo de vida e não mais um período que ficou para trás.
Será uma nova fase da sua vida e você terá muitas coisas para aprender. Ou você aprende e potencializa o seu know-how, ou você regride. Como se diz aqui, o que não avança, encolhe.
3.Paixão
Você vai ter que amar esse país. Você terá que ter paixão por morar aqui, empresariar aqui e ter essa oportunidade ímpar na sua vida.
Você terá que ter orgulho de morar nos Estados Unidos, ser grato por essa oportunidade.
A paixão irá criar uma força que fará você passar por cima de todos os obstáculos e desafios que a imigração irá te apresentar. A paixão te dá energia e te dá o fogo na barriga que precisa, o fire in the belly, que nem chamamos aqui…
4.Foco
Pode parecer piada mas não é. Você têm que saber o que quer, onde quer ir, seja na vida pessoal como na empresarial. Sem foco, a energia se vai muito rápido e o dinheiro também! Sabe quantas vezes já vi isso?
Você terá que ter foco para passar por cima de tudo que irá tentar te desviar. Todos os desafios que serão incontáveis. Não confunda ação, movimentação com direção.
5.Preparo
O preparo já tem que começar no Brasil antes de você vir para cá, assim que a decisão de imigrar for tomada.
Você tem que preparar para todas as situações possíveis e imagináveis. O que chamamos aqui what if scenario, o cenário e se, tem que ser exercitado, inclusive junto aos familiares.
Duas frases famosas que adotamos aqui no mundo empresarial, falamos com bastante frequência:
Sucesso é quando preparo encontra a oportunidade.
A outra é a famosa frase do General Douglas MacArthur que diz o seguinte:
O preparo é a chave do sucesso e da vitória. Quanto mais você suar na paz, menos você sangra na guerra.
6.Prática
Só de falar esse nome da preguiça. Prática envolve disciplina e commitment, que é uma palavra que tem que ser aprendida e também exercitada. Compromisso aqui nos Esta日本藤素
dos Unidos, é compromisso com interesse de continuidade.
7.Perseverança
A perseverança será fator decisivo para o seu sucesso nos Estados Unidos.
Não espere chegar aqui, montar tudo direitinho e as coisas começarem acontecer para você de imediato. Não! Não é assim!
Como você irá reagir com as adversidades e desafios que a imigração irá te apresentar?
Qualquer pessoa de sucesso sabe que você terá que passar esses obstáculos que parecem que nunca serão conquistados.
8.Coragem
Acredite que você precisará de uma boa dose de coragem para tomar decisões significativas, muitas das vezes sem conhecer as leis, a cultura e a língua direito.
9.Reputação
Quem é você ? De onde veio? Quanto tempo está nos Estados Unidos? Quem endossa você? Quem você conhece que pode abrir portas para você?
Respeitosamente, você imigrante chegou agora. Existe uma quantidade de empresas, fazendo a mesma coisa que você faz, com relacionamento de anos, com uma logística comprovada de abastecimento e 100% formatada no padrão americano.
Você terá que criar sua reputação e isso não é de um dia para o outro. Construir reputação aqui nesse país custa caro e é muito demorado.
10.Relacionamento
Você não conseguirá alcançar o American dream sozinho. Isso é fato. Aprenda o que é leverage. Aprenda o que é alavancar!
Se você sonha alguma coisa relevante para você e sua família, um bom time ao seu lado, cada um na sua posição, cada um potencializando o talento que Deus deu, se faz necessário.
Concluindo essa matéria, com certeza, existem até mais de dez razões que provam que dinheiro não é tudo nos Estados Unidos, mas como supra citado, foi um resumo em cima da minha experiência.