Por Claudia Zogheib
A série brasileira “Em casa com os Gil” é uma imersão em muitos sentidos que vão além de sua música.
Com uma riqueza de sensibilidade, enquanto assistimos cada capítulo, podemos observar a dinâmica de uma família que transgrediu as regras do desamor, e carinhosamente abriu sua casa para nos acolher e nos mostrar o significado da palavra família numa imensidão de amor.
Trata-se da história da família Gil, que enquanto passam os dias de lockdown numa fazenda com todos os filhos, netos, genros, noras, de forma singular realizam a escolha do repertório da turnê internacional “Nós a Gente”, criando sentido para cada escolha onde cada um pôde se colocar como indivíduo num momento de sentido único e familiar de união.
Gilberto Gil ao longo dos capítulos da série abre seu coração e divide conosco pinceladas do que viveu ao longo dos anos.
Em alguns momentos é como se pudéssemos viver juntos seus passos num momento de tamanha entrega … e nos sentimos convidados para sentarmos junto a eles.
A maneira como ele vivenciou o pre犀利士
conceito, o exílio, e como ele o ressignificou, nos coloca diante da grandeza de sua personalidade e do que esta construção foi capaz de proporcionar a seus filhos e a nós também.
Que bom que eles puderam acolher toda uma vida de vivência não somente à musica, mas de reverênciamento ao sentido maior da vida enquanto nutriram cada conquista a um plano enriquecedor.
Ao lado de Gil está sua esposa Flora, dona de um silêncio de sentido maior. Que sorte a nossa que ele não só percebeu sua grandeza, mas deu espaço para que ela pudesse conduzir todas as adversidades de forma sábia, gerando nesta família a possibilidade de ir além das pequenas coisas do mundo.
Todos os filhos, netos, genros, noras tem espaço de existência na casa de Flora, e talvez por isto nos sentimos convidados a sentarmos à mesa da família Gil. Na árvore genealógica dos Gil tem espaço para todos que passaram por eles gerando frutos.
Não se trata somente de uma série sobre música e sua turnê, mas sim de como esta família entrelaçou as diferenças e sobreviveu num nível que se estabeleceu além das superficialidades.
A série está em sua primeira temporada, tem cinco capítulos, e está disponível no Amazon Prime Video.
Tudo o que morre, nasce mais forte e mais vivo: obrigado Gil!
Em tempo, este texto foi escrito ao som da música “Drão”, de Gilberto Gil.
4 Comentários
Lindo texto , que fala nada mais do que a família, da união familiar , do amor que os une e que deveria ser assim em todos os lares, quem sabe outras pessoas podem se motivar por esse lindo amor. Parabéns Cláudia vc é demais 👏👏👏👏
Obrigada!
Uma série muito boa mesmo ! Ainda não terminei.
Obrigado Renato.