Por Marcello Pepe
“Amigos, amigos. Negócios à parte…” – Quem disse esta bobagem? Amizade, educação e respeito têm que andar de mãos dadas com os negócios. Todos gostam de ter, à sua volta, pessoas de bom trato e educação. Algumas regras básicas já estão enraizadas no nosso comportamento. Nós conseguimos fazer alguma diferença nos detalhes.
Veja algumas dicas para se destacar no seu relacionamento de negócios:
Cartão de visita:
Ao receber o cartão de seu contato em uma apresentação, segure-o durante boa parte da conversa. Guardar o cartão na mesma hora em que o recebe é sinal de pressa. Não tenha pressa.
Se você tem alguma informação que não está no seu cartão de visita, aproveite esta oportunidade para anotá-la no próprio cartão antes de entregar. Escrever um número de celular ou um endereço particular de e-mail no cartão também é uma atitude interessante para mostrar que a pessoa que recebe é especial.
Outra dica interessante é somente entregar o seu cartão de visita após iniciar a conversa e, principalmente, após conversarem sobre o que ambos fazem, tendo cuidado para não parecer que você está se despedindo. O melhor a fazer é não entregar o seu cartão até que esteja bem claro que vocês irão se falar novamente. A entrega do cartão passa uma mensagem de despedida e isso pode não ser muito bom se você ainda quer continuar conversando um pouco mais.
Cumprimentos:
Aperto de mãos – você deve apertar a mão da pessoa a quem você foi apresentado de forma firme (sem esmagar os dedos do interlocutor), olhando nos olhos e sorrindo. Cumprimentar alguém com aquele aperto de mãos sem o mínimo vigor, que parece que está desmaiando, também é algo que não passa uma boa mensagem. Se a outra pessoa apertar sua mão de forma muito fraca, experimente aplicar uma pequena força para sentir a reciprocidade. Isso funciona, exceto nos casos em que seu contato parece estar com nojo de você e, tão logo lhe estende a mão, já a recolhe, antes mesmo de você conseguir apertá-la. O oposto também costuma incomodar, quando um dos dois segura o aperto de mãos por um tempo muito prolongado.
Abraços – deve-se ter um certo cuidado com os abraços. No primeiro contato, abraçar uma pessoa pode ser mal interpretado. É melhor fazer isso ao se encontrar com conhecidos. Com pessoas do mesmo sexo, um abraço não gera nenhum desconforto.
Beijo no rosto – Conforme a cidade ou a origem da pessoa, o protocolo do beijo no rosto pode variar bastante. No Rio de Janeiro, por exemp威而鋼
lo, costuma-se cumprimentar as mulheres com dois beijos, começando pela esquerda. No Rio, quando se está paquerando é que se dá três beijos. Portanto, cuidado! Em São Paulo, por exemplo, se beija apenas uma das faces, normalmente a esquerda. Nos Estados Unidos não é muito comum os americanos se cumprimentarem com beijos.
Na Itália e em outras culturas, homens também se cumprimentam com dois beijos no rosto. Em qualquer lugar do mundo, conforme o carinho e a qualidade do relacionamento, é adequado que um homem dê um beijo no rosto de um amigo ao abraçá-lo, desde que isso não vá constrangê-lo, claro.
De qualquer forma, o abraço ou o beijo no rosto devem ser feitos apenas quando o ambiente lhe permite. Há também que se observar a maquiagem e os cabelos das mulheres. Elas se dedicam por uma hora ou mais para aplicar toda aquela obra de arte no rosto e um beijo ou um abraço podem danificar a escultura ou a pintura… Um bom, forte e sincero aperto de mãos pode ser mais adequado.
Caso você esteja resfriado ou com alguma pequena virose, é adequado que se peça desculpas e avise que não irá cumprimentar a pessoa por estar gripado. No Brasil, muitas epidemias se alastram porque as pessoas não têm este mínimo cuidado.
Telefonemas:
Ao se telefonar para alguém, faça a ligação você mesmo. Não estamos mais na década de 60 ou 70, quando precisávamos de uma telefonista para se completar uma ligação. Ou na década de 80, quando ninguém tinha um número direto e era muito complicado se localizar uma pessoa. Hoje, você digita alguns números e aperta uma tecla e a ligação é completada. É totalmente inútil e antiquado se pedir para uma secretária completar uma ligação para você.
Ao telefonar para alguém diretamente, pergunte se a pessoa está podendo falar no momento e seja breve.
Visitas:
Assim como no caso dos telefonemas, utilizar uma secretária para marcar uma reunião para você é o mesmo que dizer que você costuma marcar muitas reuniões e que aquela é só mais uma. Dê um sentido especial a todos os seus encontros. Todos gostam de se sentir importantes. É muito educado demonstrar que você não pensa que está acima da outra pessoa.
Se você recebe alguém em seu escritório para uma reunião, recepcione seu convidado logo na entrada e o conduza até sua sala ou sala de reunião. Ao final de sua conversa, acompanhe a sua visita até a saída. Se for em um prédio, aguarde com ele no corredor até que chegue o elevador.
Mensagens:
Não vejo muita gente utilizar telegramas para enviar pequenas mensagens. Hoje em dia, o e-mail e o SMS (torpedos) têm resolvido muito bem este propósito, exceto em casos onde o aviso precisa ser oficial. De qualquer forma, receber uma carta pelo correio ou até um telegrama pode dar um toque todo especial à sua mensagem. Existem tarifas especiais para cartões postais, que podem ser empregados para pequenos agradecimentos.
No dia seguinte após um almoço, um jantar, um coquetel ou um simples encontro, enviar uma mensagem (seja eletrônica ou não) para quem você foi apresentado ou teve uma conversa interessante também demonstra um cuidado especial. Além disso, é uma oportunidade para você reforçar o seu contato e ser lembrado no dia seguinte.
Cavalheirismo:
Se você é homem, saiba de alguns cuidados especiais ao se relacionar com mulheres nos negócios. É prática comum deixar a mulher entrar ou sair na sua frente. Nos elevadores, você cede espaço na entrada e na saída. Caso o elevador esteja cheio e você esteja próximo à porta, saia primeiro e ceda a passagem no corredor. Em uma escada, a mulher deve estar acima do homem, seja subindo ou descendo. A ideia é que o homem possa ampará-la na queda (o que não deveria ser raro com os saltos que elas usam).
Apesar destes cuidados protocolares, as mulheres estão ocupando um merecido destaque à frente de empresas e de equipes. Os homens devem tratá-las com respeito e igualdade.
No caso das mulheres que desejam ser respeitadas, também é bom saber que é totalmente inadequado no ambiente de negócios vestir-se de modo a evidenciar suas formas do corpo, seja com o uso de decotes ousados, saias curtas ou calças apertadas. Elegância, muitas vezes, não combina com sensualidade. Bom… isso para o caso das mulheres que desejam ser respeitadas pela sua experiência e competência nos negócios.
A etiqueta nada mais é do que um conjunto de boas maneiras. São uma forma de mantermos nossa comunicação dentro de um protocolo saudável e agradável para todos. Se você se relaciona com muitas pessoas, é sempre bom se portar dentro do que é esperado pela sociedade, não é mesmo?