Por Gabriela Streb
Faço minha confissão espontânea: gosto muito do TIK TOK. Talvez não devesse, mas adoro. É claro que há necessidade de filtro, porque há muita bobagem. No entanto, também há muitas coisas legais que levam a outras tantas publicações e trazem inquietudes e conhecimento.
Numa dessas incursões no aplicativo, vi um vídeo sobre as cinco linguagens do amor. Em tempos de tanto desamor, cujo assunto momentâneo são as confusões patrimoniais envolvendo uma filha que trabalha e pais que administram e, à primeira vista, são desrespeitosos e usufruem de maneira inadequada desse patrimônio, achei bem legal a tal publicação.
Vamos às cinco linguagens: palavras de afirmação, tempo de qualidade, atos de serviço, toque físico e presente. Palavras de afirmação são aquelas de reconhecimento, como “parabéns”, “você é uma pessoa especial” e “obrigado por ter feito isso por mim”. É verbalizar elogios e reconhecimentos. Tempo de qualidade é fazer coisas juntos. Quer um exemplo? Ir ao supermercado ou dar uma caminhada juntos.
Atos de serviço ocorrem quando alguém fez alguma coisa e se dedicou ao outro. Por exemplo, preparar um jantar especial para o parceiro. Toque físico envolve o abraço, o beijo e o carinho. E o presente não se limita a datas festivas como aniversário e Natal. São mimos e carinhos, como almoçar e levar um bombom para o parceiro. É lembrar de alguma forma do seu amor e ter um gesto carinhoso.
Tudo isso não é uma regra, pois cada um se comunica à sua maneira. O cuidado que se deve ter é o cultivo dessas práticas, porque com o passar do tempo, a gente vai ficando cada vez mais íntimo, a ponto de andar relaxado na relação. Rimou isso. Relaxado no sentido de desleixado, pois o amor exige dedicação contínua. Afinal, é uma parceria.