Por Richard W. Sanchez
O que tem haver a beleza do teu filho com a exportação brasileira?
Se você é casado, ou casada, não importa a idade do teu filho. Você pode falar o que quiser do teu filho. Você xinga, humilha, deprecia, chama ele de feio ou feia, seja lá qual for o adjetivo que queira usar para expressar o seu amor naquele momento por ele ou por ela. Mas você é mãe. Você é pai.
Mas quando alguém de fora chama de feio, você esq威而鋼
uece de todos os adjetivos que já usou, e vira paizão, vira a mãezona. Caímos em cima de quem os rotulou! Nosso espírito protetor fala mais alto.
Acredito que todos nós que somos pais ou mães agimos da mesma maneira.
Pois é, é justamente o que experimento assessorando exportadores brasileiros quando vêm ao meu escritório.
Você exportador brasileiro, que sonha em conquistar uma fatia do sonhado mercado americano, tenha certeza que quando deparar com alguém sincero, seja comprador, seja consultor, seja qualquer outro profissional em qualquer capacidade que tenha uma certa influência da maneira que entrará com seu produto ou serviço nos Estados Unidos,você tem uma grande chance de ser criticado. Ou melhor, criticarem o teu produto, seja produto propriamente dito ou serviço, o teu baby, o teu filho.
Vão chamar o teu filho de feio!
E por que escrevo isso? Porque chega a ser impressionante a quantidade de brasileiros que querem exportar e acreditam que possuem o melhor produto do mundo, e irão conquistar os Estados Unidos sem nenhuma mudança no mesmo.
Acreditam que os Estados Unidos irão se curvar perante à eles, e que irão quase que disputar a tapas o seu produto ou serviço.
Acontece que para quem está aqui empresariando e negociando dentro do mais competitivo e predador mercado do mundo, sabe que a chance de você entrar mesmo fazendo o chamado dever de casa, é demorada e cara.
O exportador brasileiro terá que entender que o comprador que atende o mundo inteiro, tem ofertas do mundo inteiro, muitas das vezes, mesmo achando que você têm o melhor produto, o melhor serviço do mundo, pode usar dessas tecnicabilidades até mesmo para tirar vantagens nas negociações, ou não é assim que a maioria faz?
O próprio livro de Provérbios 20:14 nos ensina o seguinte: Nada vale, nada vale, diz o comprador; mas depois de retirar-se , então se gaba.
Se bem quem muitas das vezes o produto ou serviço não vale realmente nada. E tempo aqui nos Estados Unidos é dinheiro.
E para finalizar, dentro da minha experiência quando alguém com experiência diz na cara do exportador o que tem que ser falado, as verdades que ele nunca escutou, ou porque nunca deu a oportunidade a alguém para falar ou porque nunca quis escutar, como a vida nos ensina, muitos agem assim devido a soberba, ouso a dizer que é um favor que estão fazendo a esse exportador.
A pergunta é: sendo você o exportador, está preparado para escutar teu filho é feio?
1 comentário
Dear friend Richard
Everything coming from you is a gift
I keep in touch with your comments and I always forward them to a couple of friends .
You are awesome and thank you so much for sharing.
Please stay alive and safe we need you around us