Por Kitty Tavares de Melo
Os computadores podem resolver alguns problemas melhor e mais rápido do que os humanos – mas somente depois que os humanos treinarem as máquinas para usar a inteligência artificial elas conseguem ser eficazes.
Mais do que apenas diversão os jogos de video game servem para treinar humanos e máquina a pensar melhor.
70% das pessoas com menos de 25… preferem jogar a assistir a filmes.
Você se lembra do primeiro jogo que jogou? Talvez você adorasse jogar jogo da velha, cartas ou jogos de tabuleiro, mas agora que você é mais velho, os videogames são mais rápidos, e mais legais que jogo de tabuleiro.
No próximo ano, vai haver mais de 3 bilhões de jogadores ativos em todo o mundo – o que significa que 2 em cada 5 pessoas que você conhece podem estar jogando algum tipo de videogame, seja no computador ou no celular.
Os jogos podem ajudá-los a pensar melhor, testando diferentes estratégias em um computador que possui IA (inteligência artificial).
Jogos tornaram cérebros e computadores mais inteligentes, permitindo que eles melhorassem em muitas coisas – não apenas em jogos.
Como os jogos ajudam com o cérebro humano e os computadore犀利士
s que possuem IA? As inteligências artificiais ao contrario que alguns pensam não são criadas automaticamente inteligentes, mas a inteligência artificial aprende em uma maneira extremamente rápida com a prática.
À medida que os pesquisadores de IA criam novas maneiras de dar aos computadores habilidades humanas, eles também precisam garantir que funcionem. É semelhante ao seu professor dar-lhe um teste para ver como você está indo na aula.
Os jogos podem testar e comparar a forma como os computadores e os humanos resolvem problemas. Pesquisadores alimentam o computador com as regras do jogo e ensinam os movimentos e estratégias que os humanos usariam. Alguns dos primeiros computadores com IA aprenderam a jogar damas e xadrez dessa maneira, e isso mostrou que computadores com IA podiam fazer algumas das mesmas tarefas tão bem quanto os humanos – mas muitas vezes mais rápido.
Isso ocorre em parte porque os computadores podem armazenar mais em sua “memória” de curto prazo do que nós.
Cérebro versus computador
Os humanos são melhores que os computadores em algumas coisas e vice-versa.
A prática leva à perfeição uma maneira pela qual os pesquisadores estão fazendo com que as empresas usem a IA para mais do que apenas jogos é por meio de “aprendizagem por reforço”, que é um termo um pouco “nerd”.
Mas a maneira como funciona é que o computador continua jogando milhões de vezes, usando tentativa e erro para aprender por conta própria e até encontrar maneiras de jogar que os humanos nunca pensaram.
Por exemplo, digamos que você disse a um computador que ele precisa vencer uma partida de xadrez com o menor número de lances possível. Você diz algumas regras básicas, como a peça chamada bispo só pode se mover na diagonal. O computador então joga o jogo contra si mesmo, fazendo movimentos e obtendo as respostas sobre se esses movimentos o ajudaram a vencer.
Com o tempo, o computador poderia criar uma estratégia vencedora que nem mesmo os jogadores de campeonatos mundiais tentaram, mais rápido do que um humano jamais poderia. Imagine se você jogasse o mesmo jogo milhões de vezes. Mesmo os campeões de xadrez não têm paciência ou tempo, mas esse tipo de prática é como você continua melhorando.
Alguns estudos ja cogitam o uso de chips de IA em conjunto com o cérebro para assim fazer o ser humano pensar e aprender em uma velocidade fenômenal, podem imaginar isso? Pois é, isso já está sendo pesquisado e em breve teremos humanos usando inteligência artificial.
Incrível não é mesmo?
3 Comentários
Querida que testo bem escrito, gostei muito.
Parabéns!
Obrigada meu amor, fico feliz em saber que tenha gostado.
Fico feliz que tenha gostado. 🫶🏻