Se você pensa em mudar e/ou principalmente empresariar nos Estados Unidos, uma das palavras que você escutará com muita frequência principalmente no meio dos americanos é leverage ou alavancagem em português.
Mas o que é leverage? É um conceito que se traduz na busca por uma ajuda extra para alcançar metas e objetivos de forma mais eficiente e rápida. Às vezes, muito rápida, demasiadamente rápida, mas isso tem um valor junto a cultura americana.
Se você nunca escutou falar nessa palavra e quiser forçar a barra na pronúncia em inglês que muitos engasgam, arrisque a fonética lévérâgi.
Não repare a minha sugestão! Mantenha o é aberto, o â fechado e no final o gi como de gi de girafa diminuindo a entonação que você chegará bem perto! Como é uma palavra quase que única, mesmo falando errado, você será entendido!
Curiosamente, esse princípio tem sido e pode ser comparado pelos própios brasileiros ao famoso “jeitinho brasileiro,” que envolve tirar vantagem de situações, que como sabemos, muitas das vezes contraria os princípios morais e de bons costumes.
Em um bate papo off-record com a Kitty de Melo, editora desse conceituado portal, ela me passou os tópicos e parte dessa matéria. Junto com o que entendendo, mostraremos o diferencial entre leverage / alavancagem para o jeitinho brasileiro.
Tomaremos como exemplo, as áreas que mais afetam as nossas vidas. Em ordem alfabética segue os tópicos.
Amigos e Família:
- Nas relações interpessoais, a alavancagem se assemelha a usar suas habilidades para construir amizades sólidas e resolver conflitos de forma construtiva.
- O “jeitinho brasileiro” muitas vezes é associado à busca por favores pessoais em detrimento de relacionamentos genuínos. A alavancagem valoriza o cultivo de conexões significativas.
Aprendizado Pessoal:
- No campo do aprendizado pessoal, a alavancagem se assemelha à busca por conhecimento, seja por meio da leitura de livros, cursos ou mentoria, para aprimorar o próprio eu.
- O “jeitinho brasileiro” no aprendizado pode incluir tentativas de copiar ou obter respostas sem esforço. A alavancagem valoriza o crescimento através do esforço e da busca por conhecimento genuíno.
Dinheiro:
- Quando se trata de dinheiro, a alavancagem é como pedir dinheiro emprestado para ganhar mais dinheiro. Empresas frequentemente recorrem a empréstimos para expandir suas operações e aumentar seus lucros.
- O “jeitinho brasileiro” também é visto no mundo dos empréstimos e financiamentos, muitas vezes associado a práticas questionáveis. No entanto, a alavancagem aqui se diferencia, pois envolve estratégias legítimas para crescimento sustentável.
Negócios:
- O networking nos Estados Unidos é muito valorizado e respeitado. E como supra citado, a cultura americana valoriza, a tal ponto de dizer que a sua riqueza é o teu networking. Your networking is your networth.
- O “jeitinho brasileiro” quer chegar nos Estados Unidos, tirar a vantagem em cima das conexões, histórias, aprendizado e porque não dizer até mesmo do sofrimento dos imigrantes brasileiros que estão há anos nesse país, e não reconhecer.
O “jeitinho brasileiro” esquece a máxima dos 3R’s tanto falado nas salas de treinamento e seminários americanos. Primeiro você monta o teu Relacionamento. Com teu relacionamente vem a tua Reputação. Com a tua reputação, vem a tua Receita, seja lá o que você chama de receita!
Saúde:
- Na área da saúde, a alavancagem é aplicada ao adotar hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e exercícios, para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida.
- O “jeitinho brasileiro” aqui poderia se refletir em tentativas de atalhos ou soluções milagrosas, que nem sempre são benéficas. A alavancagem promove a responsabilidade pessoal pela saúde.
Trabalho:
- A alavancagem no ambiente de trabalho se traduz na busca por qualificação e aprendizado. É como fazer cursos e adquirir novas habilidades para conseguir promoções e avançar na carreira.
- Em contrapartida, o “jeitinho brasileiro” no trabalho pode envolver favores pessoais ou a busca por atalhos duvidosos. A alavancagem, nesse contexto, incentiva a busca por oportunidades legítimas de crescimento.
Concluindo, o leverage ou a alavancagem, como queira se expressar, no conceito da cultura americana não é tirar vantagem no sentido pejorativo da palavra.
O leverage nos ensina que é sim possível obter vantagens legítimas, desde que façamos escolhas conscientes e busquemos o crescimento pessoal, seja de maneira individual, ou seja, através de uma só pessoa ou coletivo.
O leverage nos mostra como podemos usar recursos e estratégias adicionais para alcançar nossos sonhos e objetivos de maneira positiva e sustentável onde todos os participantes quando necessário e possível, saiam igualmente satisfeitos.