Por Pablo Spyer
Posição Firme de Milei sobre o Banco Central
O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, reforçou hoje em nota que não vai mudar de ideia sobre fechar o Banco Central da Argentina. Em nota do gabinete do presidente eleito, informando sobre indicações de nomes para seu futuro governo, Milei declarou que “ante os falsos rumores difundidos, desejamos aclarar que o fechamento do Banco Central da República Argentina (BCRA) não é um assunto negociável”.
Possível Nomeação de Caputo para a Economia
Segundo jornais argentinos, Milei teria convidado Luis “Toto” Caputo, ex-ministro das Finanças e ex-presidente do Banco Central argentino durante o governo de Maurício Macri, para comandar a pasta da Economia em seu governo. Caputo, nome próximo do mercado financeiro, ainda não confirmou se aceitaria o cargo, mas já estaria trabalhando na equipe de transição para o novo governo, que toma posse dia 10 de dezembro.
Confirmações e Mudanças na Equipe de Milei
Milei confirmou hoje o economista Osvaldo Giordano como responsável pela agência de seguridade social Anses, e Horácio Marín para a presidência da petroleira YPF. A imprensa argentina destacou que já houve várias mudanças nas indicações anunciadas inicialmente por Milei, entre elas a de Carolina Píparo, que iria para a Anses e foi substituída por Giordano. Outra mudança foi que Emiliano Ocampo não irá mais para o Banco Central, sendo indicado para o lugar Demian Reidel, que foi vice-presidente durante a gestão de Federico Sturzennegger no banco no governo de Maurício Macri.
Reações do Mercado e Planos Futuros
Segundo o jornal Clarín, a indicação de Reidel trouxe alívio para os mercados, que viam com preocupação as ideias de Ocampo, que havia dado sugestões sobre como solucionar o problema das Letras de Liquidez (Leliqs), papéis de dívida de curto prazo emitidos pelo governo argentino. Outra discussão que Reidel terá de comandar será como acabar com os controles cambiais, que restringem a compra de dólares e acabaram criando diversos mercados de câmbio, de acordo com a finalidade. Autoridades dos Estados Unidos estariam também articulando uma visita de Milei à Washington na próxima semana.
Fique atento para mais atualizações e, como sempre, eu sou Pablo e bons negócios, Vai Tourinho!!!!
@pablospyer