Por Editorial
O lançamento de um livro sempre nos conduz a mundos ainda não explorados, nos transportando para novas dimensões do pensamento e da imaginação. É exatamente isso que promete acontecer no próximo dia 19 de dezembro, no Instituto Gustavo Rosa, em São Paulo, com o lançamento de “O Poeta e o Robot” (Editora Diálogos Embalados, 202 páginas), a mais recente obra de José Ernesto Beni Bologna.
Neste livro, Bologna nos desafia a repensar a interseção entre poesia, inteligência artificial e a condição humana. Num diálogo inédito entre a profundidade da palavra poética e a inovação da inteligência artificial, ele nos conduz por um terreno fértil e desafiador.
Um ponto fascinante é a perspectiva do autor, um psicólogo analítico imerso na construção de uma cultura transdisciplinar, apresentando-se não apenas como um poeta, mas como um ser de palavras em constante diálogo com seu tempo. Mais intrigante ainda é o encontro proposto entre a sua poesia e o renomado ChatGPT, uma das mais célebres ferramentas de inteligência artificial. Este encontro, certamente, promete ser o catalisador de reflexões sobre o futuro da interação entre humanos e máquinas.
Ao ponderar sobre o impacto da inteligência artificial generativa na cultura humana, Bologna nos desafia a questionar o que está por vir. Poderíamos nos aprimorar como humanos com esse avanço tecnológico, ou estaríamos correndo o risco de tornar as máquinas excessivamente humanas?
Mais do que uma simples obra de poesia, o livro mergulha na complexidade das palavras como seres sociais e nos alerta sobre o perigo do desrespeito a elas, especialmente quando utilizadas para manipular discursos políticos.
A proposta do autor transcende a dicotomia entre humano e máquina, sugerindo que talvez esse Bot, essa expressão de nossa própria humanidade espelhada nas palavras, possa nos auxiliar a compreender melhor a relação entre ética, poesia, tecnologia e, especialmente, a importância da honestidade.
Ao final, somos confrontados com uma pergunta crucial: o que será do futuro da inteligência artificial e da linguagem “natural” diante do humanismo? E, de forma ainda mais inquietante, já estamos testemunhando as mudanças que essas novas relações entre humanos e máquinas estão trazendo para dentro de nossos lares.
Se a reflexão sobre o futuro da inteligência artificial, ética, e poesia lhe intriga, reserve o dia 19 de dezembro para adentrar nesse universo de possibilidades no Instituto Gustavo Rosa, em São Paulo.
Informações adicionais sobre o evento:
Assessoria de imprensa: Silvia Neubern – (11) 97123-4899
Relações públicas: Rosana Beni – (11) 95066-9343
Lançamento do livro “O Poeta e o Robot”, de José JE Beni Bologna
Data: Terça-feira, 19 de dezembro de 2023
Horário: Das 18:00 às 21:00
Local: Instituto Gustavo Rosa, R. Veneza 920, SP
Espero que esteja tão ansiosa quanto eu para ler essa incrível jornada entre a poesia e a inteligência artificial!