Por Richard W. Sanchez
Se um dia você sonhar em vir para os Estados Unidos ou como pessoa física ou como pessoa jurídica, saiba que o progresso dos Estados Unidos, não te espera!
Ele é cruel! É avassalador, 樂威壯
predador e mais acelerado do que você imagina.
Por que decidi escrever esse artigo?
Chega a ser inacreditável a quantidade de potenciais empresários que querem ou exportar ou internacionalizar, seja lá como você queira dizer, que dão aquela famosa paradinha de final do ano para vir aos Estados Unidos.
Começa a chegar o final do ano, verão no Brasil chegando, aí começa a adiar os projetos, planos e decisões para depois do Natal. Só que isso começa já em novembro, pasme você.
Quando vira o ano, aí começam a empurrar para depois do Carnaval.
Como diz aqui no inglês, em uma tradução ao pé da letra, after all said and done, depois de tudo falado e feito, perdem no mínimo 4 meses, reduzindo o ano útil para 8 meses! Se tirarmos os outros feriados e finais de semana, o que sobra?
Pense nisso.
Não sei qual a data que você estará lendo essa matéria. É só pensar assim, quantos concorrentes seus entrarão nesses 4 meses na sua frente? Nem estamos considerando os que já estão aqui com uma relação comercial firme e regular com o comprador americano que você quer negociar!
Se você considerar que o mercado americano é o mercado que o mundo inteiro disputa, você há de convir que nesses 4 meses, muitos concorrentes entrarão na sua frente. Só para você disputar o espaço com esses concorrentes que entraram nesses 4 meses, garanto à você que teu esforço será descomunal.
Mas como fazer, pergunta você: Não pare!
Você pode até desacelerar mas parar nunca se você considera vir para os Estados Unidos. Esse país não vai parar nesses 4 meses, pode acreditar nisso. Muito menos a tua concorrência.
Tenha em mente uma máxima comercial americana que diz:
Sucesso é quando preparo encontra a oportunidade!
Se você estiver se preparando para qualquer desafio, em qualquer fase da sua vida, você nunca vai parar.
Consegue entender a profundidade dessa afirmação?