Por Richard W. Sanches
Antes de mais nada quero deixar bem claro que não sou advogado mas sim consultor empresarial.
O título desse post parece mais uma charada mas não é. Agora que temos a sua atenção, depois de você ler essa matéria, esperamos que venha fazer sentido.
É sabido que os brasileiros estão investindo e comprando imóveis, até mesmo abrindo grandes negócios por todos os Estados Unidos.
A cidade de Miami , junto com a cidade de Orlando , no estado da Flórida, pelos laços desenvolvidos em mais de 30 anos de imigração ininterrupta, preços e condições de financiamentos oferecidos, ainda são preferências da comunidade brasileira não só para imóveis mas como abertura de empresas.
O que muitos não sabem, não querem saber ou não querem acreditar é que existem muitos compradores de imóveis ou novos empresários, incluso brasileiros, se encrencando com a justiça americana por terem comprado um imóvel ou aberto uma empresa de maneira “equivocada”ou “não apropriada” para sermos politicamente corretos.
Com frequência, você escuta uma história ou outra. Basta você ser bem conectado com a comunidade de brasileiros na Flórida. Acreditamos que o mesmo acontece nos outros bolsões comunitários!
Culpados? Inocentes? Apesar desses brasileiros jurarem inocência, não nos cabe julgá-los.
Mas uma coisa é certa: nossa experiência tem mostrado que muitos decidem e até mesmo assinam vários documentos sem saber o que está escrito! Podemos dizer que assinam sem ler a papelada?
No caso de imóveis por exemplo, devido ao prazo do financiamento, tecnicamente você poderá estar se comprometendo com um erro técnico por 30 anos! Ou no mínimo pelo prazo que você ficar com o imóvel!
É quase que inacreditável ainda ver de maneira contínua, muitos brasileiros comprando e/ou investindo em imóveis nos Estados Unidos, abrindo grandes estruturas empresariais, desenvolvendo negócios, transferindo grandes somas de dinheiro, sem assistência de um advogado comercial, um advogado tributário, um consultor, ou qualquer outro especialista que tenha experiência em negócios de grande escopo no segmento desejado!
Continuando no exemplo dos imóveis, que tem grande apelo junto aos brasileiros, eles querem comprar imóveis de preço significativo, às vezes mais de milhão de dólares, e se recusam a contratar uma assessoria jurídica, uma assessoria contábil ou qualquer outro especialista necessário para a estratégia legal, fiscal e contábil para tal transação!
Como se diz aqui nos Estados Unidos, eles querem dar um banquete e economizar no palito e no guardanapo. Agora faz sentido o título dessa matéria?
Muitos se encantam com o canto da sereia. Acham o preço e condições favoráveis, acreditam nas facilidades, mas não são esclarecidos sobre a lei da hereditariedade, os compromissos com o Imposto de Renda quando tem o imóvel para rendimento e por aí vai outras tratativas legais que são mais pesadas para o estrangeiro.
A vida nos ensina que apagar incêndio é mais caro do que prevenir. Ou todos nós em um ponto ou outro, não somos culpados? Acontece que em terra estrangeira esse erro é muito mais grave.
O mesmo funciona com advogado, um consult犀利士
or ou assessor especializado.
Aprendemos aqui que caro é contratá-los para nos defender de alguma encrenca ou corrigir algum erro que podemos cometer.
Também aprendemos logo que chegamos, há mais de 30 anos, uma frase cultural que nos apoiamos até hoje e diz o seguinte: Pay now or pay later but you gonna pay. Em bom português diz o seguinte: pague agora ou pague depois, mas você vai pagar!
Pense na profundidade dessa frase cultural!
Mais uma frase cultural para fechar:
You have been warned. Você foi avisado!