Por Genilde Guerra
Dependendo das condições da viagem, os tipos de vistos dos Estados Unidos variam em relação aos direitos e restrições do passageiro, além de delimitar sua estadia no país norte americano.
Quais são os tipos de vistos americanos?
Visto B1/B2 – Visto de negócio ou turismo
E1 – Visto de comerciante
E2 – Visto de Investidor
Visto EB5 – Investimentos para imigrantes
F1 – Visto de estudante
H1B – Trabalho para profissionais formados
K1 – Visto de noiva/noivo
J1 – Visto de intercâmbio
O1 – Visto para trabalho com habilidades extraordinárias
L1 – Visto para trabalho em multinacionais
R1 – Visto religioso
P1 – Visto para atletas e artistas
Quais são os principais vistos americanos?
Estudar nos EUA com visto de Turismo – Visto B1/B2
Nesse caso, para quem vai viajar para os EUA com o intuito de visitar e solicita os vistos B1 e B2, será possível realizar apenas estudos informais recreativos.
Na concepção do Departamento de Estado dos Estados Unidos, “estudo recreativo” é aquele que não concede diploma, que não possui carga horária superior a 18 horas semanais e não ultrapassa o período de 3 meses.
Este visto deverá ser solicitado ainda no Brasil, sem a necessidade de um advogado. Basta seguir o passo-a-passo abaixo.
No momento da entrevista é importante que você deixe claro o seu motivo de viagem primário como sendo o Turismo e o objetivo secundário como sendo o Estudo.
Assim, caso solicitado, apresente os documentos que comprovem. Fora isso, os vistos B1 e B2 são, normalmente, voltados para Negócios e Turismo, respectivamente.
Esse tipo de visto geralmente permite uma estadia de até seis meses que pode ser renovada, sem a necessidade de deixar o país, por até mais seis. Ele também permite a alteração de status, ou seja, através de um advogado nos EUA você pode solicitar a mudança para L1, por exemplo.
Estudar nos EUA com visto de Estudo – Visto F1/J1
Esse visto é indicado para os intercambistas que desejam viajar para estudar nos EUA. Nessa classificação, o estudo é permitido de acordo com o curso especificado na carta oficial (I-20 ou DS-2019) ao longo da duração do programa de intercâmbio.
Na hora da entrevista você precisa estar com o documento I-20 ou DS-2019 original em mãos para estar apto para o requerimento do visto de Estudo.
O participante só poderá estudar legalmente nos Estados Unidos durante o período em que o mesmo estiver matriculado. Além de seguir todos os regulamentos do visto e da própria instituição acadêmica.
Assim, o visto americano J1 é destinado para programas de intercâmbio ou treinamento e o visto F1 é indicado para estudantes, sendo possível, em determinados cursos, angariar um visto para trabalhar nos EUA, temporariamente.
Trabalhar nos EUA – Visto J1
Para solicitar um visto de trabalho EUA, se você tem o intuito de trabalhar no país, você precisa estar dentro de um programa de trabalho (Work Experience ou AuPair).
O primeiro é dedicado a estudantes universitários, matriculados e com nível intermediário de inglês. Já o segundo é focado em candidatas do sexo feminino, que tenham fluência no idioma, disponibilidade de no mínimo 12 meses e que queiram ser babá.
Na hora da entrevista você precisa estar com o documento DS-2019 original em mãos para estar apto para o requerimento do visto de Trabalho e Job Offer assinada pelo empregador e empregado (se fornecido pelo programa escolhido).
Nesse sentido, o tempo de permanência do participante no país depende das condições do programa em que ele está inserido. Mas, esse visto de trabalho americano é concedido dentro das modalidades citadas acima, disponíveis na IE.
Turismo nos EUA – Visto B1/B2
Essa opção está destinada para pessoas que pretendem viajar a lazer, negócios ou tratamento médico, por exemplo.
Nessa classificação é importante demonstrar vínculos com o Brasil, vínculos esses que envolvem estudo, trabalho, família, bens, entre outros. Logo, esse visto permite ao viajante entrar e sair dos EUA todas as vezes que pretender durante o período de validade.
Como solicitar um dos tipos de visto americano?
Passaporte dentro da validade
Formulário preenchido
Pagamento
Agendamento da entrevista
Entrevista no CASV
Entrevista no Consulado
Entrega do documento
Esse é o passo-a-passo para que você dê entrada na solicitação do visto americano. Qualquer tipo de visto que for emitido, é necessário que você siga, na ordem, essa listagem. Por isso, confira abaixo como deve ocorrer cada passa-a- passo desse.
Passaporte dentro da validade
Esse tipo de documento é necessário para qualquer viagem internacional que você faça, então se você já tá prevendo uma por aí, checa se ele tá na validade. Caso ele esteja, preencha o formulário de renovação no site da Polícia Federal.
Formulário preenchido
Com o passaporte em dia, o próximo passo é preencher o formulário de solicitação online, o DS-160. Este documento está disponível no site do Departamento do Estado Americano, com a opção de traduçã樂威壯
o para a língua portuguesa.
Quando terminar o processo de preenchimento, por precaução, te recomendamos a imprimir o comprovante de confirmação.
Pagamento
Escolhida a categoria de visto, esse valor pode sofrer alterações. Mas, é nesse momento que você deve realizar o pagamento da taxa de emissão do visto. Além disso, como você precisará comprovar o pagamento da taxa, guarde o comprovante e, se possível, faça uma cópia.
Agendamento da entrevista
Chegou o momento de agendar a entrevista. Isso só deve ocorrer depois do preenchimento do formulário e do pagamento da taxa, certo? Normalmente, esse agendamento é feito de forma online, no site do CASV.
Desse modo, a entrevista do CASV se faz necessária como uma espécie de pré-atendimento do Consulado e, por isso, deve ser realizada antes. Ah, lembre-se de levar todos os seus documentos, até aqueles que não julga ser tão necessário. É o momento de pecar pelo excesso e não pela falta.
Entrevista no CASV
No horário e dia marcado, compareça a entrevista no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto). Leve consigo o documento que comprove o agendamento da entrevista e todos os demais solicitados, como passaporte, comprovante de pagamento da taxa e a confirmação do formulário DS-160.
Durante essa etapa do processo, você terá suas digitais colhidas e fará um registro fotográfico.
Entrevista no Consulado
Agora sim é chegada a entrevista tão aguardada, a do Consulado. É nessa etapa que a maioria das pessoas ficam com receio e acabam sendo consumidas pelo nervosismo. Por isso, a primeira dica é: vá seguro! Confie nos seus objetivos e seja verdadeiro com o que você se propôs a fazer.
Mas, lembre-se, a entrevista do Consulado também deve ser marcada. Chegue ao local no dia e horário que selecionou previamente, para que não seja pego de surpresa. Leve todos os documentos desse processo e os demais que são requeridos.
Assim, confira onde ficam os consulados americanos no Brasil:
São Paulo
Rio de Janeiro
Recife
Porto Alegre
Entrega do documento
Por fim, a etapa mais esperada: o recebimento do visto. Se você seguiu todos os passos anteriores da melhor forma, as chances de dar certo são consideráveis. Logo, o passaporte com o visto tem um período para chegar ao seu endereço, então fique tranquilo.
O prazo dura no máximo até 10 dias normalmente, mas a chance de chegar antes é grande. Depois do recebimento, é só viajar e aproveitar da melhor forma.
Qual a validade do visto americano?
Atualmente, a validade do visto é de 10 anos, se tratando dos vistos mais comumente emitidos. Ou seja, os vistos B1 e B2, de turismo e negócios. Porém, é sempre importante que você se informe sobre a validade do visto que está sendo emitido por você.
Afinal, isso pode variar em alguns casos específicos, se tratando dos objetivos de viagem.
Quais os tipos de visto para morar nos EUA?
O visto de trabalho permite a residência e o trabalho de forma legal durante um determinado período de tempo. Para morar nos Estados Unidos de uma forma definitiva é necessário possuir o Green Card. Se você ainda não sabe o que é isso, preste bem atenção. Ele é oficialmente chamado de “Cartão de Residência Permanente dos Estados Unidos”.
Ou seja, ele é um visto de residência permanente. Assim, com esse tipo de permissão, você tem praticamente todos os direitos de um cidadão estadunidense. Isso inclui algumas coisas, tais como:
- assistência médica;
- estudar em qualquer região;
- trabalhar em qualquer região;
- alugar/comprar residências;
Agora, você deve tá se perguntando como fazer para obter isso, né? Pois bem, a primeira coisa que você precisa saber é que não é simples, muito menos fácil conseguir esse tipo de documento e que todo o processo deverá ser feito através de um escritório de advocacia. Muito cuidado nesta hora: procure um advogado com boa reputação, altos índices de sucesso e com vários anos de atividade. Não são raros os casos em que as pessoas foram vítimas de golpistas e perderam o dinheiro e a possibilidade de residir nos EUA.
Em casos como esses abaixo, você consegue ter a chance de solicitar o famoso cartão verde:
- possuir algum parentesco norte-americano, com um grau próximo. De preferência, de primeiro grau, pois essa geralmente é a exigência do governo;
- casar-se com algum cidadão estadunidense;
- ter algum tipo de visto que permita a você fazer a solicitação do Green Card (visto EB5, H-1B, L1);
Enfim, é interessante que você primeiro consiga identificar seus objetivos para somente a partir disso, definir o que fará com isso. Agora, se a sua intenção desde o início é residir por tempo indeterminado, pesquise muito sobre e encontre formas legais de fazer isso dar certo.
Entenda os motivos que negam o visto americano
Visto trabalho EUA
Em alguns casos, os diversos tipos de visto dos EUA podem ser negados e isso pode acontecer em detrimento de muitos motivos. Porém, para que você não seja pego de surpresa e alguma situação desagradável aconteça, vamos listar os motivos mais comuns pelos quais o visto americano pode ser negado.
- falta de confiança e de segurança na entrevistas;
- solicitação do tipo de visto errado;
- esquecer documentos necessários;
- mentir sobre o motivo da viagem;
- chegar atrasado na entrevista;
- não ter conhecimento do processo;
Em suma, você acabou de conhecer um pouco mais sobre alguns tipos de visto americano e sobre o processo de emissão do documento. Além disso, pôde conferir de que forma você pode conquistar uma estadia permanente no país.
O Florida Review recomenda taxativamente o escritório de advocacia Kravitz & Guerra Law Offices, que atende em português e atua há cerca de 40 anos na área com imenso sucesso.
Clique no link para mais informações: