Por Gabriela Streb
O dia 7 de setembro ainda é motivo de sa犀利士
udar nossa pátria. Não a comemorar um ou outro partido, ideologia ou protesto. Prefiro pensar neste dia com as minhas memórias felizes de escola.
Os dias que antecediam o desfile vinham com o som da banda da Colégio Fundação Evangélica que ensaiava pelas ruas do bairro. Tinha uma batida singular nas suas tarolas e bumbos e de muito longe se ouvia aquele tilintar que anunciava o prelúdio do grande dia.
Os ensaios duravam o mês todo e os meninos e meninas que participavam eram praticamente celebridades. O que dizer então da menina que era a baliza da banda, certamente a número um da escola.
Naquela semana os alunos disputavam para participar do hasteamento ou descerramento da bandeira ao som do hino nacional.
Desde muito cedo aprendíamos a letra do hino. Confesso que sempre achei dificílimas algumas expressões: margens plácidas, brado retumbante, raios fúlgidos….
Ficávamos em fila, postura ereta cantando o hino sendo ajudados por um disco de vinil num toca-discos.
O ponto alto das comemorações era o desfile de 7 de setembro onde todas as escolas da cidade, clubes de serviços e entidades participavam. Traziam suas bandas marciais e nós, alunos, de uniformes impecáveis participávamos.
Os pais acompanhavam o evento e era comum levarem cadeiras para sentarem-se a beira da rua para prestigiarem e aplaudirem os participantes.
Ao final entravam os Bombeiros com seus caminhões, Brigada Militar com sua frota com sirenes e luzes ligadas e Quarteis com seus soldados num marchar exuberante nos seus carros e caminhões camuflados.
Meu amor à pátria veio daí, com professores que me ensinaram ética e, também, moral que permite ainda nos dias de hoje ter arrepios e emoções ao escutar nosso hino tal qual nas premiações dos atletas nas últimas olimpíadas e paraolimpíadas.
Ter respeito aos nossos símbolos, tal como a bandeira ainda se mostra importante, pois transmite amor ao nosso país.
Patriotismo
0
Gabriela Streb
Gabriela Streb, nascida em 02/11/1967. Advogada de destaque em direito imobiliário, família e administrativo. Cronista semanal do Grupo Editorial Sinos, debatedora na Rádio ABC e Rádio Only. Gaúcha, casada, reside em Porto Alegre. Apaixonada pela culinária, compartilha suas criações em @receitasdagabistreb.
Related Posts
Add A Comment