Por Vivi Helney
Estive em São Paulo, para fazer uma visita técnica da faculdade. Um grupo de 50 alunos com nosso professor de Panificação e confeitaria. Aliás tivemos dois grandes professores, um o Flavio Jandorno e o outro Marco Piccoli, todos dois com muita propriedade das matérias, todos dois muito duros, mas justos. E o Marco que nos levou para essa viagem, e foi engraçado vê-lo com tanta facilidade administrar esses jovens, eu sinceramente, não teria tanta paciência, mas foi tudo tranquilo. Chegando em São Paulo pela Marginal Tietê me veio a música do Caetano Veloso “quando eu te encarei frente a frente, não vi o meu rosto… chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto o mau gosto… e só ali já vieram muitas emoções, fomos ao Mercado Central, o犀利士
nde estávamos bem-preparados para enfrentar os vendedores de frutas, comemos pastel de bacalhau, sanduiche de pão francês com muita mortadela…
Andamos na 25 de março, para ver as lojas de produtos para quem segue a gastronomia.
Fui à Av. Paulista, mais precisamente no Restaurante Balaio IMS do chefe Rodrigo Oliveira encontrar amigos de São Paulo, e que linda que estava a Paulista toda coloria, cheia de brilho à espera do gay pride. E quanta gente que ficava indo e vindo em um frenesi maravilhoso. Parei para observar na porta de uma igreja um casamento que não faço ideia de quem fosse. Só sei que os convidados eram muito chiques, as mulheres de longo com vestidos maravilhosos. Imagino que fossem daquelas famílias quatrocentonas de São Paulo. Fomos ao Italy, onde dei um mergulho na saudade, foi a primeira vez depois de três anos que senti saudades da terra que um dia senti como minha, também. Pedi uma bela bisteca acompanhada de polenta branca com tartufo, um bom vinho tinto… e as lagrimas desceram no meu rosto. O garçom pediu que o Sommelier viesse conversar e saber o que estava acontecendo de um modo muito delicado. E eu só falei, “saudades moço!” Fui a um mercado de produtos orgânicos, que acontece no estacionamento do Pacaembu e por último o bairro da Liberdade. Com suas barracas de comida japonesa de estrada, as lojas de eletrônicos, os pequenos mercados de comida japonesa. Foi tudo muito bom, espero tornar logo pra rever amigos, parentes que não tive oportunidade de encontrar.
A receita de hoje é Torta de Batata
1 kilo de batata
3 ovos
1 ovo cozido em pedaços
1 colher de sopa de manteiga
70 gramas de salaminho
100 gr de mozzarella de bufala em pedaços
100 gr de mozzarella em fatias
3 colheres de farinha de rosca
1 maço de salsinha
Sal e pimenta do reino a gosto
Cozinhar as batatas, enquanto isso cortar em pedacinhos a mozzarella e o salaminho.
Picar a salsinha. Amassar as batatas cozidas e colocar a manteiga, as gemas de ovo, e ir misturando os queijos, o salaminho, a clara dos ovos batida em neve. Colocar tudo em uma forma bem untada com manteiga e farinha de rosca e assar até que fique dourado. Servir com uma bela salada verde.