By Zélia Souza
GOVERNO ANUNCIA NOVA PRORROGAÇÃO PARA DAR INÍCIO A EXIGÊNCIA DE VISTO DE TURISMO PARA OS EUA, CANADÁ E AUSTRÁLIA.
O governo brasileiro decidiu prorrogar, mais uma vez, a exigência de visto brasileiro de turista para cidadãos americanos, canadenses e australianos.
Segundo declarações do ministro do Turismo, Celso Sabino, a medida foi tomada pelo Presidente da República que, por meio do Decreto 11.875, de 4 de janeiro de 2024, oficializou o adiamento da cobrança para o próximo dia 10 de abril de 2024.
A obrigatoriedade dos vistos para turistas dos três países atende a política de reciprocidade, utilizada como mecanismo diplomático nas relações internacionais com demais nações. Para entrar nos Estados Unidos, Canadá e Austrália, os brasileiros precisam de visto, por isso, o atual governo restabeleceu a cobrança, inicialmente programada para o último dia 1º de outubro de 2023, que sofreu ajuste e foi adiada para 10 de janeiro de 2024 e agora teve novo ajustamento e terá seu início no próximo dia 10 de abril de 2024.
A necessidade de novo adiamento, da mesma forma anteriormente aplicada, ocorreu para que novos acertos possam ser feitos no sistema de emissão dos vistos eletrônicos (e-Visa), a fim de permitir melhor eficiência, celeridade e segurança aos turistas, disse o ministro em vídeo publicado em suas redes sociais.
Desde o dia 1º de dezembro de 2023, cidadãos norte-americanos, canadenses e australianos podem solicitar visto eletrônico de visita (e-Visa) para ir ao Brasil, não sendo necessário comparecer a uma Embaixada ou Consulado do Brasil para obtê-lo. As solicitações de visto eletrônico deverão ser encaminhadas ao VFS Global exclusivamente pelo link https://brazil.vfsevisa.com/.
Importante ressaltar que, a partir de 10 de abril de 2024, brasileiros que possuam também a nacionalidade norte-americana, canadense ou australiana não poderão mais viajar ao Brasil com passaporte estrangeiro, pois o governo brasileiro não emite vistos para cidadãos brasileiros.
Assim, o cidadão brasileiro deverá embarcar para o Brasil portando passaporte brasileiro válido. A falta da documentação necessária para o embarque pode acarretar contratempos com a companhia aérea.
Caso esteja no exterior sem um passaporte brasileiro válido, contate a representação consular brasileira mais próxima e solicite a renovação do documento
Espera-se que nesse novo período de 90 dias, o mercado de turismo possa organizar-se, igualmente, para que os vistos sejam solicitados em tempo hábil para serem processados e emitidos pela empresa contratada pelo governo brasileiro.
1 comentário
Gosto de ler as notícias que a Zélia posta, assim me mantenho informado sobre tudo. Ela as notícias que ela transmite são ótimas! 👏🏻