Por Marcello Pepe
Nos últimos cinco anos, evoluímos mais do que nos últimos 50. Nos últimos 50 anos, a nossa sociedade evoluiu mais do que nos últimos 500. Esta grande agilidade e este enorme aumento da velocidade das mudanças nos têm levado a uma reflexão: se não mudamos, estamos ficando para trás. Portanto, toda mudança será bem-vinda.
Entretanto, poucas pessoas gostam da mudança. Parece que suplicam para que tudo continue como estava. Querem continuar morando no mesmo lugar, tendo os mesmos clientes, trabalhando com o que já aprenderam.
O que devemos fazer para implantarmos uma postura de mudança em nossas vidas e em nossas empresas? Precisamos eliminar nossa prepotência e arrogância em acreditar que já estamos no topo e que somos inalcançáveis. Temos que parar de viver em terra de cegos, onde o rei é caolho. Necessitamos eleva日本藤素
r nosso benchmark (termo em inglês que significa “referência”), buscando padrões de melhor desempenho. A mudança é boa e teremos enormes benefícios dela. Tenha certeza.
Para mudarmos para melhor, é necessário buscar as melhores referências. Saiba quem é o melhor dentro de sua área e faça o possível e o impossível para ser melhor que ele. Não tenha vergonha de “copiar” as melhores práticas. Seu produto já é o melhor? Crie um novo produto para concorrer com você mesmo.
Esta melhoria contínua será fruto de curiosidade, humildade e capacitação. Curiosidade para descobrir novas formas, humildade para saber que você não está no topo e capacitação para aprender e se desenvolver com as novas tecnologias.
Busque mudar e não tenha a mínima vergonha de assumir que a sua opinião de cinco anos atrás é apenas a sua opinião de cinco anos atrás. Não é, obrigatoriamente, a sua opinião de hoje. Se o mundo muda, mude junto com ele e continue se desenvolvendo. Não é porque fez alguma afirmação no passado que você vai ter de lutar para mantê-la. Isto não é coerência. Isto seria apenas orgulho. Abrace as mudanças. Principalmente as mudanças de dentro para fora.
Aceite as mudanças e mude junto. Tudo que você fizer diferente irá impactar nesta mudança da sociedade. O mundo é fruto disto tudo e deixo o meu leitor com a seguinte reflexão: Como diria Mahatma Gandhi, “seja a mudança que você quer ver no mundo.”