Por Vivi Helney
Vamos falar sobre ação de graça, ou gratidão, não sei se o peru vai estar muito feliz com isso, mas nós vamos ficar felizes e gratos dele existir. Hoje vou dar uma receita de peru assado, com uns toques da sottoscritta, e com todo o respeito pela criatura! Assar um peru, pede tempo, paciência e dedicação por isso está muito ligado a esse dia, o “pai da família que parte o assado e distribui para os seus caros, é um momento muito importante e significativo. Particularmente gosto dessa simbologia e penso que seria uma festa legal para se copiar, onde a família estaria empenhada em preparar o jantar, e quando todos estivessem `a mesa cada um poderia expressar gratidão por alguma coisa. Mas vamos as receitas:
Peru assado
Para o preparo:
1 peru
Para marinar:
Eu bato cebola e alho no liquidificador com um copo de vinho branco, depois acrescento sal, louro, alecrim (pouco, so um raminho) pimenta do reino e passe bem na ave, massageando a carne. Fecha bem com um saco plástico para alimentos. E deixe descansar, por ao menos 24 horas.
Recheio
Pegar um pão italiano envelhecido e tirar a miolo, esfarelar na palma da mão, se estiver duro pode molhar para amolecer.
Colocar em uma panela cebola em cubinhos com manteiga e azeite deixar dourar, colocar castanhas de caju mal picadas, e damasco seco. Acrescentar o miolo de pão esfarelado e dourar com os outros ingredientes. Quando estiver crocante desligar o fogo e reservar.
Pegar o peru, colocar em uma assadeira e colocar muita manteiga, embaixo da pele, inserir a mistura dentro do peru e fechar as perninhas amarrando bem. Lembrar de prender as asas também. Colocar celofane pra forno, e assar em baixa temperatura.
Para cada kilo, 1 hora de forno a 90 graus, meia hora antes de servir colocar o forno a 220 graus e dourar o peru.
Para acompanhar
Creme de milho
3 latas de milho
1 cebola pequena
1 litro de leite
1 xícara de creme de leite
2 colheres de sopa bem cheias de manteiga
Bater duas latas de milho no liquidificador com meio litro de leite e a cebola.
Colocar a man必利勁
teiga na panela com o creme batido no liquidificador, e coado na peneira. Mexer sempre e ir cozinhando e acrescentando o restante do leite, a outra lata de milho e colocar sal a gosto. Quando estiver mais grosso acrescente uma xícara de creme de leite fresco.
E está pronto!