Por Kitty Tavares de Melo
Com curadoria assinada por Rodrigo Ambrosio, artista e pesquisador das raízes brasileiras, e Marco Aurélio Pulchério, curador e galerista, a exposição “ALAGOAS – The Brazilian Artisanal Soul” acontece de 1 a 5 de dezembro de 2021 na Galeria Pinta Miami como parte do circuito oficial do festival global de arte e design
Nunca a arte popular brasileira alcançou um nível tão alto de exposição. Com peças talhadas, esculpidas e pintadas à mão e em diversos materiais como madeira e barro, a exposição Alagoas – The Brazilian Artisanal Soul apresenta os trabalhos realizados por grandes artesãos e mestres alagoanos que, com grande apuro técnico e estético, representam a miscigenação que compõe o Brasil. A mostra é um dos destaques da Semana de Arte e Design de Miami: festival que reúne os mais influentes artistas, colecionadores, galeristas, designers, curadores e críticos dos quatro continentes, na celebração da cultura da arte e dos negócios.
Alagoas Feita à Mão: valorização e desenvolvimento socioeconômico do artesão
A exposição é o resultado do projeto Alagoas Feita à Mão realizado, desde 2015, pelo Governo do Estado de Alagoas e pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (SEDETUR), a partir da Gerência de Design e Artesanato. O objetivo é estruturar e valorizar o segmento artesanal alagoano e, consequentemente, a geração de renda e desenvolvimento socioeconômico da cadeia produtiva artesanal.
Com o entusiasmo da primeira-dama do Estado de Alagoas, Renata Calheiros, e a coordenação de Daniela Vasconcelos, o programa tem, ainda, o intuito de mostrar nacional e internacionalmente a pluralidade da produção local. Por isso, já participou da Semana de Design de São Paulo e da Semana Criativa de Tiradentes, eventos que reúnem criativos e trend hunters brasileiros.
A realização da mostra ALAGOAS – The Brazilian Artisanal Soul na DESIGN MIAMI, tem o propósito de estreitar as relações comerciais e a abertura do mercado internacional para os negócios, além da projeção mundial dos fazeres manuais dos mestres e artesãos alagoanos.
Legenda foto: trabalho feito em barro vermelho da Mestre Irinéia (União dos Palmares/AL)
Crédito da foto: Carlos Guerreiro
Ficha técnica
Curadoria:
Rodrigo Ambrosio
Marco Aurélio Pulchério
Coordenação:
Daniela Vasconcelos
Mestres e artesãos:
Mestre Aberaldo
Mestre André da Marinheira
Mestre Chico Cigano
Mestre Irineia
Mestre Sil
—
Adriana Siqueira
Boró Sandes
Cláudio de Capela
Clemilton
Ismael de Dedé
Jasson
Lucas Lessa