Por Ingrid Baendereck para Florida Review
É final de verão aqui no hemisfério norte. Os tomates estão super maduros e são vendidos nos supermercados com preços muito baratos. Uma tentação para fazer o tomate seco ou pomodoro secchi como os ital犀利士
ianos falam. Aqui vai uma sugestão para você se divertir num domingão sem programa: passe no supermercado de sua preferência e compre todo o estoque de tomates maduros que eles tiverem, não importa o tipo! Só não vale o cereja pois dá muito mais trabalho!. Para estes 3 vidros da foto eu usei 5 libras de tomat.! Vá para casa e enquanto o tomate toma banho, sirva se de um Negroni Sbagliato, coloque uma bela música e comece os trabalhos: cortar ao meio e retiras as sementes e o excesso de polpa porque demora mais para secar.
Coloque todos em formas rasas, querendo pode colocar papel manteiga nas formas ,mas não precisa. Ligue o forno na temperatura de 200º Fahrenheit.
Com os tomates nas formas espalhe levemente sal e açúcar sobre eles!. Cuidado para não colocar demais, só um corridinho! O sal ajuda a soltar o líquido do tomate e o açúcar tira um pouco da acidez. Coloque as formas e feche a tampa deixando uma fresta bem fininha para que a umidade do tomate escape.
Ai é ir administrando a secagem! Importante fazer o rodízio das formas pois o forno tem temperaturas irregulares. Vá checando os tomates de tempos em tempos! Eles irão secar mais rápido ou mais lento de acordo com o tamanho. Administre, troque eles de lugar, os mais carnudos devem se citados para baixo para secar o fundo, depois descorados. Cada tomate tem seu tempo!
Estão prontos quando a carne está seca, mas com consistência ainda. Vá retirando os que vão ficando no ponto. No final, colocar os tomates nos vidros limpos, em camadas e ir colocando alho cru entre eles. Um pouco de orégano no final e cobrir com um bom azeite extra virgem. O alho e o orégano seco fica ao gosto de cada um. Eles devem ficar totalmente imersos no azeite.
Depois de uma semana já estão prontos para degustar.
Essa brincadeira dura no mínimo umas 10 horas! Não abandone os seus tomates! Se ficar tarde, desligue o forno e continue no dia seguinte.
Demorado, meio trabalhoso, mas eu garanto que você vai comer o melhor tomate seco do mundo!
Sobre uma bruschetta, picado com o azeite dele sobre um espaguete, o perfume do tomate e do azeite são divinos.