Por Vivi Helney
Antes de escrever qualquer coisa, gostaria de pedir desculpas aos meus leitores, por ter feito a Vivi sendo Vivi… aconteceu que eu acordei na sexta feira passada as 5 da manhã, e não tendo muito o que fazer pensei em criar uma lista de envio. Só que criei um grupo sem querer. Quando vi, me assustei e fui cancelar o grupo, só que invés de cancelar o grupo, eu me cancelei da lista. E para o meu desespero não consegui entrar mais. Muitas pessoas me ligaram perguntando o que era aquele grupo que eu criei e não estava mais, aí eu pedia para abandonarem o grupo, mas antes que se cancelassem que explicassem o que tinha acontecido ao grupo para que todos abandonassem, enfim foram muitas risadas, começaram a brincar no grupo com a historia, criaram mil estórias em cima… e foi mais uma trapalhada minha.
Essa semana conheci uma diretora de escolas infantil da rede publica, uma pessoa maravilhosa, com uma paixão pelo que faz. E ela estava inconformada ou melhor dizendo indignada em ver algumas festas juninas perdendo a sua característica, as suas tradições de música, dança e comida, o nosso folclore. Para não desagradar as crianças que gostariam de dançar a dança do TikTok. E nós conversamos bastante sobre isso, e fiquei a pensar威而鋼
a quantas vezes eu desagradei a meus filhos por levá-los a algum programa e lá foram os que mais se divertiram… e festa junina gente, quem não gosta da pescaria? E vamos falar das crianças maiorzinhas que tinha a prisão? Do Olha a chuva, na quadrilha, do pau de sebo, corrida de saco, dança com a laranja, o casamento…o noivo que queria fugir e o pai da noiva com a espingarda atrás. O cheiro de cachorro-quente, do milho cozido, salsichão, canjica e quantos doces como pé de moleque, cocada, curau, doce de batata doce, maçã do amor, arroz doce, pipoca. As bandeirinhas coloridas, o cheiro de quentão… isso me remete a uma bela infância e adolescência. A receita de hoje é …
Sopa de Tomate com burrata
8 tomates grandes italianos sem pele e picado a cubos
2 cebolas picadas
1 maço de majericão
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
1 folha de louro
2 colheres de sopa de requeijão
1 burrata
1 litro de água
Em uma panela funda, colocar o azeite a cebola, deixar dourar um pouco acrescentar o alho picado continuar refogando (mexendo sempre) colocar a folha de louro e o tomate em cubos. Cozinhar bem até o tomate desmanchar, sempre em fogo baixo, pingando a água. Quando estiver cozido. Bater a metade no liquidificador e voltar para a panela.
Experimentar para ver se está bom de sal. Colocar as folhas de manjericão lavadas e secas com um guardanapo e depois o requeijão. Mexendo sempre.
Servir em pratos de sopa e colocar um pedaço de burrata no meio com uma folhinha de manjericão.
E buon apetito
2 Comentários
As comidas típicas que têm um sabor especial são a principal atração para mim na festa brasileira nesta época do ano. É uma grande festa, sinônimo de comidas apetitosas. A colheita do milho também acontece neste mês, que é a base da maioria das iguarias. Pensando nisso, há uma variedade de receitas com esse ingrediente. Depois de todas essas dicas, fica difícil escolher apenas um prato para saborear com tantas delícias que você tem que experimentar todas nas festas juninas. Esse é um dos motivos que tornam a data tão especial, não só pela comida, mas por tudo que essas festas representam para a cultura e também para as pessoas.
È verdade Chris, eu adoro todas… por isso é sempre festa. Um abraço Vivi