Por Antonio Tozzi
ApexBrasil se consolida como hub de empreendedorismo na América do Norte
A estrutura da ApexBrasil em Miami foi criada para dar suporte às empresas brasileiras que desejam montar suas operações de exportações para o mercado norte-americano. Essa autarquia vem cumprindo importante papel no aumento da presença das empresas brasileiras no âmbito da América do Norte, que engloba Estados Unidos, Canadá e México .
As mais novas “hóspedes” desse hub de empreendedorismo são a Indusparquet (tradicional indústria brasileira que atua no segmento de pisos de madeira com exportações somente para o mercado norte-americano, cujas operações chegam a cerca de 20 milhões dólares por ano) e a Agesbec (empresa pioneira no segmento de logística internacional). As duas companhias, com capital 100% brasileiro, estão abrigadas no Office Park da ApexBrasil em Miami.
Elas iniciarão uma parceria estimulada pela ApexBrasil a partir de sua base norte-americana, ganhando eficiência, redução de custos e maximização de resultados, com amplos benefícios para o comércio bilateral entre o Brasil e os Estados Unidos. A data de início, aliás, coincidirá com a visita do presidente da ApexBrasil Jorge Viana à agência da entidade em Miami, programada para o dia 11 de março de 2024. Em função disto, Jorge Viana foi escolhido para ser o padrinho desta nova aliança empresarial brasileira aqui em Miami.
No mesmo dia, o executivo do governo brasileiro que comanda a ApexBrasil dará uma palestra para os membros da BACCF (Brazilian American Chamber of Commerce of Florida), se reunirá com stakeholders locais, e terá encontros com o cônsul-Geral do Brasil, André Odenbreit Carvalho, e com a prefeita de Miami-Dade, Danielle Levine Cava.
O ex-senador e governador do Acre e atual presidente da Apex Brasil tem-se notabilizado pelo trabalho pragmático e pelo vigor com que defende o Brasil como pólo de negócios no mundo, sobretudo no pós-covid, quando segurança alimentar, sustentabilidade e transição energética têm sido os grandes ativos da retomada econômica e pontos em que o Brasil está muito bem posicionado no cenário mundial.
Foto: José Cruz/Agência Brasil