Por Richard W. Sabchez
Mais uma vez os Estados Unidos e o mundo ficaram chocados com mais um massacre em territorio americano, no dia 24 de maio, dessa vez na pequena cidade de Uvalde, com 16.000 habitantes, no estado do Texas.
Enquanto escrevo essa matéria, 21 vidas inocentes foram ceifadas, sendo dezenove crianças e dois adultos.
Para um país que contribui com um pouco mais de 5% da população mundial, carregar segundo pesquisas 31% do massacre por atiradores do mundo, não é nenhum motivo de orgulho.
Mesmo assim, quando essas tragédias acontecem, e lamentavelmente sabemos que não será a última, todos nós perguntamos: por quê?
Nesses momentos, tanto o partido Republicano como o partido Democrata, disputam a resposta certa; que não acredito que podemos responder só com uma resposta. Mas vou ousar arriscar no final.
Vários fatores parecem querer contribuir para que a violência nos Estados Unidos seja no atacado, e não no varejo, como é no Brasil.
Para quem mora aqui nos EUA desde 1991, e acompanha dentro do possível essas barbaridades, inclusive concordando com vários estudos, mencionarei dez motivos.
Motivo 1 – busca pela fama
Todos esses atiradores na maioria das vezes tem um perfil de perdedores, de isolados pela sociedade, como chamamos aqui de losers, que é um termo bem pejorativo na cultura americana. A maioria inclusive não possui namorada, alguns sequer chegaram a beijar alguma mulher.
Em um trágico evento dessa magnitude, não só os EUA mas como o mundo conhecerão o seu nome.
Isso é tão verdade que já teve um político, de vez em quando aparece um com boas idéias, que queria proibir a mídia de mencionar o nome e mostrar a foto do assassino. Ele foi até mais longe, o atirador quando tem um nome diferente, também destrói a família devido a perseguição que sofrerá! O atirador não era o único maluco, ainda tem mais espalhado por aí.
Motivo 2 – distúrbio mental
Segundo pesquisas durante um período de 30 anos, por que isso de massacre já acontece há décadas, em 38 dos 61 massacres desse período, o atirador mostrou desequilíbrio mental. Eu particularmente questiono qualquer pesquisa dessa natureza, não importa o período. Para mim, 100% dos atiradores são totalmente desequilibrados.
Motivo 3 – lei do armamento
Armas fazem parte desse país que tem uma “pegada” bélica, e está escorado pela segunda emenda da Constituição dos Estados Unidos da América, que é o direito de portar armas.
Acontece que como qualquer lei, sempre existe as brechas, onde muitos querem tirar vantagens.
Antes que você pergunte, respondo que apesar de não ter armas, apoio a segunda emenda. Sim, sou armamentista!
Motivo 4 – acesso a armas
Soma ao motivo 3.
A facilidade de comprar uma arma, nem estamos falando do mercado clandestino, é muito fácil.
Se for um residente oficial nos EUA, indo a uma loja eles farão o chamado background check com o FBI em um simples telefonema. Na loja, você preenche um formulário do ATF que é a agência federal, Federal Bureau of Alcohol, Tobbaco, Firearms and Explosive, sendo aprovado, você passará a ter a sua arma.
Se você for recusado, basta ir ao chamado GUN SHOW, que é a feira de armas que acontece todas as semanas do ano em alguma cidade dos Estados Unidos. Nas feiras, caso não tenha mudado, não existe background check!
Deu para entender?
Motivo 5 – relacionamento com os pais
Apesar de não acreditar que nenhum pai ou mãe crie um filho para ser um atirador em qualquer massacre, muitas pesquisas mostram. E eu concordo que a falta de amor no lar, e a ausência da mãe e principalmente do pai, pode levar a uma pertubação dessas.
Motivo 6 – falta de um mentor
Somando ao motivo 5, a Bíblia nos ensina no livro de Provérbios 29:15 que a vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe.
Uma situação dessa, envergonha qualquer um.
Motivo 7 – fabricantes de armas
Claro, o produto deles é arma. Quanto mais vender, mais faturam. Dito isso, o lobby em Washington é muito forte.
O NRA – National Rifle Association, a Associação Nacional de Armas é poderosa.
Motivo 8 – a mídia
Se tem dois tópicos que a mídia gosta são sexo e violência.
Muitos estudos mostram que a violência nos filmes, principalmente nos video games, onde os atiradores interagem horas e horas por dia, semanas após semanas, meses após meses, tem sido um fator comum entre muitos deles, ou seja, estão imitando o crime.
Motivo 9 – medicação
Uma coisa que todos os atiradores de massacre, ou com menos vítimas ou até mesmo suicídios, tem mostrado em comum, são forte dosagem de alguma medicação.
Motivo 10 – falta de Deus
Na minha opinião, esse motivo sobrepõe todo os outros nove.
Sem querer levar para o lado político mas já levando, devido a uma agenda comunista muito bem aplicada há décadas, essa agenda é bem mais antiga do que você leitor possa pensar, basta buscar a história desse país, Deus foi tirado do núcleo familiar, das escolas e da sociedade americana como um todo.
Aprendemos que tirando Deus, se tira o amor, o respeito a autoridade, se tira o respeito e a valorização à vida e às pessoas.
Tirando Deus da equação, quem entra?威而鋼
Pensem nisso.