Por Richard W. Sanchez
Continuamos sendo abordados por empresas e fábricas brasileiras que querem conquistar o mercado americano.
Se você está no Brasil e sonha em exportar para os Estados Unidos, deixaremos três perguntas, das 40 perguntas que temos, que você tem que ter coragem de perguntar a si mesmo ou então a qualquer outro empresário/fabricante que queira exportar para os States.
Fruto de mais de 30 anos negociando com o Brasil e lidando com inúmeros “exportadores”, de todos os tamanhos e perfis, podemos afirmar sem margem de dúvidas, que a maioria engasga.
Podemos afirmar que muitos “exportadores” ou “potencial exportadores” nunca sequer pensaram nessas perguntas.
A expressão facial dos “entrevistados” os entrega. Como se diz hoje no Brasil, ficam na maior saia justa.
Está pronto? Vamos as perguntas:
1) Porque você quer exportar para os Estados Unidos?
2) Porque o mercado americano tem que comprar o seu produto?
3) O mercado americano querendo comprar seu produto, qual a vantagem que você dará em relação ao concorrente com quem esse comprador já tem uma relação comercial testada?
Se você começar a responder a primeira pergunta com veja bem…kkkk, lamento te informar que já está começando com insegurança!
Se você não conseguiu responder a duas perguntas com muita segurança, sugerimos à você rever todos seus conceitos mercadológicos junto com a sua estratégia de comércio internacional para melhor posicionamento nos Estados Unidos.
Assim você economizará muito seu tempo e dinheiro. Evitará muita dor de cabeça, e claro poupará também seu importador e/ou representante americano.
Como diz o histórico e lendário General de Exército Douglas MacArthur: quanto mais você suar no treinamento, menos você vai sangrar na guerra!