Por Vivi Helney
Minha dica de hoje é a Feira das Yabás, que acontece todo segundo domingo do mês na Praça Paulo da Portela em Madureira. É um encontro de samba e de culinária que acontece no subúrbio carioca, um evento idealizado por Marquinhos de Oswaldo Cruz (sambista maravilhoso) A feira existe há 15 anos. E Yabá, que tem o significado de Mãe Rainha, é o nome utilizado no Brasil para se referir aos orixás femininos. Me senti em uma Sagra, (nome dado para feira na Itália), com música e comida, famílias, gente sorridente e gentil. Uma verdadeira aula de cozinha brasileira feitas pelas matriarcas das famílias da região e colocando toda a influência africana na nossa mesa começando com bobó de camarão com uma farofinha crocante de azeite de dendê, feijoada, cozido de frutos do mar, angu a baiana, vaca atolada, jabá com jerimum, caldo de mocotó, galinha com quiabo. Tem barraca de salgadinhos e barraca de doces. O custo vai de 15 a 30 reais. E é tudo tão magico, começando para chegar até lá, peguei um Metro até a estação Central e depois peguei um trem e me diverti bastante com os vendedores simpaticíssimos e como faziam para propor os produtos. Se vende de tudo, principalmente doces, a estação de Oswaldo Cruz não é distante, é uma caminhada de 10 minutos e chegando perto se sente o cheiro de comida no ar, a música, o burburinho das pessoas, enfim se sente vida!
Todo mundo canta junto. Foi lindo. No palco tinha meu amigo Marcio Vanderley com o cavaquinho que contava histórias dos antigos encontros de samba. ‘Oh sorte”, entre uma música e outra, tinha Marquinhos de Oswaldo Cruz cantando sambas conhecidos, uma banda maravilhosa e com um trio de backvocal de peso. E por último entrou o Loroza que é muito interessante e divertido.
E assim começou minha semana!
Casquinha de Siri
1 cebola pequena
2 dentes de alho
½ pimentão vermelho
½ tomate
Tudo cortado em cubinhos
1 pão francês embebido no leite
200 gr de carne de siri
3 colheres de sopa de azeite dendê
Sal a gosto
Coentro picadinho
Preparo
Colocar o azeite de dendê em uma frigideira e refogar a cebola, alho, tomate e pimentão. Quando estiver bem refogado acrescentar a carne de siri, o sal e o pão embebido no leite e depois espremido. Ir mexendo sempre para não grudar, quando formar uma massa que solta do fundo da panel犀利士
a, desligar o fogo e colocar o coentro picado.
Pegar conchas ou as casquinhas do siri (são muito difíceis de achar) e encher com essa massa. Ralar um queijo ou colocar farinha de pão para gratinar. Um fio de azeite em cima e Buon Apetito!!!!
3 Comentários
Ótimo! Muito bom!
Oiii Vivi adoro as suas histórias e receitas vou fazer
Que tudo….Valew a dica e a receita…Tentarei fazer aqui em Goiás, rs…!